Num primeiro tempo de toada dividida, os matosinhenses acabaram por ser mais eficazes, adiantando-se no marcador, aos 35 minutos, num livre de Fabinho, mas na etapa complementar o Varzim assumiu o controlo do jogo e viu o esforço premiado com o tento do empate, assinado por Cássio, aos 88 minutos.
Apesar de pontuar, a equipa poveira continua em zona de despromoção, no antepenúltimo lugar, com 14 pontos, enquanto o Leixões segue num bem mais tranquilo 11.º posto, com 27.
O primeiro tempo deste dérbi de equipas vizinhas, de raízes piscatórias, foi disputado a um ritmo intenso, com o Leixões a mostrar um futebol envolvente, e o Varzim apostado em rápidas transições rápidas, que lhe permitia surgir mais vezes junto à baliza adversária.
Ainda assim, as oportunidades claras de golo não abundavam, com ambas as equipas a sentirem algumas dificuldades na definição final, tentando utilizar a meia distância para colmatar essa pecha.
O varzinista Agdon foi o primeiro a esboçar uma ameaça, com um forte remate cruzado, que saiu um pouco lado, enquanto o Leixões respondeu com um tiro de longe de Pastor, mas também sem a melhor pontaria.
O equilíbrio de forças acabaria por ser desfeito aos 35 minutos, num livre que os leixonenses conquistaram no limite da área poveira, e que Fabinho, com um pontapé exímio, converteu de forma direta no 1-0 com que se chegou ao intervalo.
No segundo tempo, o Varzim respondeu com 'raça' à contrariedade, e desde cedo assumiu o controlo do desafio, fazendo multiplicar as oportunidades junto à baliza do Leixões, mas ora por falta de pontaria, ora pela coesão da defesa contrária, o golo ia sendo protelado.
As matosinhenses, que, na segunda parte, tiveram num contra-ataque finalizado por Wendel, ao lado, a única oportunidade digna de registo, viam-se obrigados a cerrar fileiras, mas já aos 88 minutos não evitaram que o central dos poveiros Cássio, na sequência de um canto, arrancasse o empate.
Já nos descontos, Heliardo ainda chegou a introduzir a bola na baliza do Leixões, mas o lance seria anulado por fora de jogo, impondo o 1-1 no final.