Diamantes provenientes de meteorito pode revelar origem o Sistema Solar

Chamado 2008 TC3, ou Almahata Sitta, este meteorito foi visto a 6 de outubro de 2008 e seguido por milhares de telescópios antes de explodir.

Meteorito que caiu na Terra em 2008 pode revelar origem do sistema solar

© NASA Ames Research Center / SETI / Peter Jenniskens

Notícias Ao Minuto
17/04/2018 18:20 ‧ 17/04/2018 por Notícias Ao Minuto

Tech

Descoberta

Os diamantes encontrados dentro de um meteorito que caiu na Terra em outubro de 2008 permitiram conhecer a história de um “planeta perdido”, alegadamente datado do momento da formação do sistema solar.

O composição pouco usual do meteorito do tamanho de um automóvel que explodiu no deserto de Nubie, no Sudão, em 2008, entusiasmou os geofísicos desde o início, primeiro para determinarem qual o astro do qual o asteróide se desmembrou e depois para estudar esse período.

As análises à sua composição revelaram que o meteorito é apenas um fragmento de um dos “elementos constitutivos” que os cientistas acreditam que constituem estas formações.

“Antes de acabarmos com nove planetas, havia uma população de corpos maiores com alguns milhares de quilómetros de tamanho – do tamanho de Mercúrio a Mare, imagino – que habitavam o sistema solar”, indicou o professor Philippe Gillet, um geofísico da Ecole Polytechnique Federale de Lausanne (EPFL), ao Independent.

“Estes proto-planetas colidiam uns com os outros, formando os planetas que conhecemos hoje em dia. Estes eram os elementos constitutivos”, acrescentou, sublinhando que possuímos “os vestígios de um desses planetas”.

Os cientistas acreditam que os diamantes encontrados dentro do Almahata Sitta foram criados sob pressões enormes, acima dos 20 gigapascais, indicando que foram formados no interior de enorme corpo parecido com um planeta, que terá existido nos 10 primeiros milhões de anos do sistema solar.

Chamado 2008 TC3, ou Almahata Sitta, este meteorito foi visto a 6 de outubro de 2008 e seguido por milhares de telescópios antes de explodir, no dia seguinte. Uma expedição imediatamente montada pelo Instituto de Investigação de Inteligência Extra-Terrestre da Califórnia e pela Universidade de Cartum permitiu encontrar 47 fragmentos, com um peso total de 3,95 quilos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas