É o "maior asteróide" a passar perto da Terra e a NASA está atenta

A NASA já tomou nota do dia do ‘encontro’: 1 de setembro de 2017.

Há falta de fatos espaciais na NASA

© iStock

Pedro Filipe Pina
19/08/2017 11:30 ‧ 19/08/2017 por Pedro Filipe Pina

Tech

Espaço

O asteróide Florence, que terá cerca de 4,4 quilómetros de tamanho segundo medições do telescópio Spitzer, vai passar perto do planeta Terra já no próximo dia 1 de setembro.

“Muitos asteróides já passaram mais perto da Terra do que o Florence”. Porém, “estima-se que eram todos mais pequenos” do que este Florence.

As palavras são de Paul Chodas, responsável pelo departamento da NASA que se dedica ao estudo de objetos próximos da Terra.

Na verdade, Florence é mesmo o maior asteróide a passar perto do nosso planeta desde que tal departamento foi criado na NASA, o que quer dizer que a agência espacial norte-americana tem aqui uma oportunidade, uma que irá aproveitar para fotografar a superfície do asteróide, para melhor o estudar.

A oportunidade de estudar o Florence é de facto rara. O último ‘encontro’ com tal proximidade deu-se ainda em 1890. E é provável que só em 2500 o asteróide volte a circular tão perto do planeta.

Explica o Cnet que os astrónomos amadores também se poderão divertir: o asteróide será visível em telescópios mais pequenos já a partir do final de agosto.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas