Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

WhatsApp e iMessage. O que fazer para não ser roubado

A segurança dos dados trocados através das mais variadas aplicações de mensagens instantâneas é, cada vez mais, uma preocupação para os utilizadores.

WhatsApp e iMessage. O que fazer para não ser roubado
Notícias ao Minuto

21:00 - 25/03/17 por Patrícia Martins Carvalho

Tech Aplicação

Depois do escândalo WikiLeaks, o simples utilizador está mais atento e preocupado com as questões de segurança na troca de dados através de aplicações de mensagens instantâneas.

Apesar de uma maior atenção e precaução, será que sabe o que deve fazer para manter as suas comunicações seguras?

O site Consumer Reports diz-nos o que é necessário fazer para não correr riscos desnecessários.

Assim, comecemos pelo telemóvel, antes de chegarmos às aplicações.

É importante manter o seu sistema operativo atualizado, afinal não são só os consumidores que se preocupam com a segurança. As marcas também têm cada vez mais essa preocupação e têm vindo a trabalhar no sentido de corrigir falhas nos sistemas, fazendo, por isso, constante atualizações dos mesmos.

Importante é também ter o smartphone bloqueado com uma palavra-passe. Se perder o telemóvel ou se o mesmo lhe for roubado e não tiver uma password para que seja desbloqueado é sinónimo de problemas, ou seja, é sinónimo de que a sua privacidade será invadida e não poderá fazer nada para o evitar.

Também é bom ter em mente que é arriscado carregar o smartphone em locais públicos através da porta USB. Desta forma corre o risco de os seus dados serem roubados sem que se aperceba. Sempre que tiver que carregar o telemóvel num local público use as tomadas de eletricidade.

Analisemos agora as aplicações de partilha de mensagens instantâneas. 

WhatsApp 

No ano passado a aplicação WhatsApp passou a encriptar todas as mensagens que os utilizadores trocam, tornando-se mais segura. Mas ainda assim o melhor é não se deixar relaxar.

Por esta razão, tenha em conta que se for utilizar a app para falar apenas com dois ou três contactos opte por não dar permissão ao WhatsApp para aceder a todos os seus contactos.

Depois evite fazer um backup das conversas, pois este não será encriptado e, por isso, será uma isca fácil para quem quiser aceder às suas conversas.

Tenha também em mente que, por pertencer ao Facebook, a aplicação irá partilhar informações com a rede social. E estes dados serão utilizados, maioritariamente, para questões de marketing e publicidade.

iMessage

Desde 2011 que a Apple mantém as conversações nesta aplicação encriptadas, o que favorece os seus mais de mil milhões de utilizadores.

Uma das vantagens do iMessage, quando comparado com o WhatsApp, é que já vem instalado no smartphone e logo aí são menos os riscos que se correm.

Porém, tem também desvantagens, como é o caso de o utilizador só saber se a mensagem está encriptada depois de a enviar: se o fundo do texto for azul é porque está encriptada, se for verde é porque não está.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório