Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Utilizadores do Facebook sabem que partilham notícias falsas

Um inquérito feito sobre o tema revela a verdade por detrás da polémica que se instalou na rede social nas últimas semanas.

Utilizadores do Facebook sabem que partilham notícias falsas

O Facebook começou hoje a lançar as primeiras ferramentas destinadas a combater a disseminação de notícias falsas, dando ao mesmo tempo aos utilizadores a possibilidade de escolherem o que fazer. A iniciativa, por muito aplaudida que seja, pode não servir de muito tendo em conta que parte dos utilizadores do Facebook sabe que está a partilhar notícias falsas.

A conclusão é de uma investigação da Pew Research que refere que 23% dos mil utilizadores inquiridos admite já ter partilhado notícias de conteúdo duvidoso, com 14% deles a admitir que sabia disso antes de partilhar a publicação. Já 84% mostrou-se confiante na sua capacidade de distinguir notícias falsas enquanto 16% confessou dificuldades em fazê-lo.

Foi ainda verificado que nem todos consideram a disseminação de notícias falsas um problema, com apenas 64% dos inquiridos a apontar o assunto como um problema, com os mais novos a estarem mais preocupados com o assunto.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório