Saiba como desativar a opção mais inconveniente das apps de mensagens

O envio de uma notificação automática em como leu determinada mensagem pode muitas vezes colocá-lo em situações complicadas.

Notícia

© iStock

Miguel Patinha Dias
12/09/2016 22:30 ‧ 12/09/2016 por Miguel Patinha Dias

Tech

Notificação

É opinião consensual que por muito úteis que seja, os recibos de leitura de mensagens também têm o seu quê de inconvenientes, colocando o destinatário que tenha lido uma mensagem (mesmo que de forma acidental) na posição de se ver obrigado a responder. Felizmente, há uma forma de impedir que envie estas notificações.

Como refere o The Independent, o método difere de acordo com o sistema, aplicação de mensagens e rede social que esteja a usar, pelo que tem de saber exatamente como desativar o recibo de leitura. Segue em baixo a explicação de como fazer no Twitter, WhatsApp e Facebook Messenger.

 

Twitter

Os recibos de leitura de mensagens foram introduzidos recentemente na rede social. Felizmente, o Twitter permite desativá-los na área ‘Segurança e Privacidade’ das definições, pelo que terá de se dirigir à secção das Mensagens Directas e premir a opção de ‘Enviar/Receber Recibos de Leitura’.

WhatsApp

Para desativar os recibos de leitura no WhatsApp terá apenas de se dirigir à área de ‘Conta’ nas ‘Definições’ e escolher a secção dedicada a ‘Privacidade’. Uma vez aqui, poderá desativar os recibos de leitura clicando na opção com o mesmo nome.

Messenger

Ao contrário do que acontece com a ‘aplicação irmã’ WhatsApp também detida pelo Facebook, o Messenger não tem essa opção disponível de forma nativa. Isto significa que terá de escolher extensões e métodos não oficiais para o fazer, uma via que não é recomendável uma vez que pode estragar a sua experiência com o Messenger. Caso haja uma conversa de teor mais sensível, aconselha-se que mal receba uma mensagem ative o modo de voo para conseguir ler a mensagem sem enviar recibo de leitura.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas