Uma questão de ética: Este robot viola a primeira Lei da Robótica

Ao ter sido construído para cortar carne humana, o robot dá início a um debate sobre ética dentro da área da robótica.

NotíciaVídeo

© YouTube / Alexander Reben

Miguel Patinha Dias
03/09/2016 18:10 ‧ 03/09/2016 por Miguel Patinha Dias

Tech

Asimov

Normalmente os robots são construídos para responder a necessidades práticas e simples, tornando determinadas tarefas mais fáceis e rápidas de concretizar. Esse não é o propósito por detrás da construção do robot que pode ver no vídeo acima, cujo único objetivo é ferir um ser humano.

O robot foi construído por Alexander Reben, engenheiro na Universidade de Berkeley, no estado da Califórnia, EUA, e foi capacitado de detetar quando está um dedo humano ao seu alcance para lhe fazer uma pequena ferida logo de seguida. No entanto, este robot nem sempre o faz, escolhendo por si só sem intervenção humana se deve agir ou não.

A intenção da construção deste robot pode não lhe ser clara mas Reben teve como intenção alertar para os efeitos de um desenvolvimento ‘cego’ na área da robótica. A primeira das Três Leis da Robótica descritas por Isaac Asimov na sua obra de 1950, ‘Eu, Robot’, descreve que “um robot não pode causar dano a um ser humano”, uma diretriz que é claramente violada com a construção deste robot.

“É intrigante, [o robot] está a infligir dor que não serve um propósito útil – estamos a dirigir-nos para uma questão de ética, robots que são construídos especificamente para fazer coisas que são éticamente dúbias”, contou Reben à BBC.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas