Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Método da Google de combate à pirataria está a ser eficaz

A tecnológica de Mountain View publicou um novo relatório sobre os resultados do seu combate a sites ilegais de partilha de conteúdo.

Método da Google de combate à pirataria está a ser eficaz

A Google tem sido apontada como uma das principais responsáveis pelos números elevados de pirataria nos últimos anos, mais especificamente a sua atitude passiva relativamente a sites ilegais de partilha de conteúdos. Hoje a tecnológica de Mountain View publicou uma nova versão do seu relatório ‘How Google Fights Piracy’ (Como a Google Combate a Pirataria), que dá uma ideia do que a empresa está a fazer para inverter a situação.

Um dos métodos que se tem mostrado mais eficaz passa pela ‘despromoção’ de sites ilegais de partilha de conteúdos nos resultados de pesquisa do Google, algo possível através de pequenas modificações aos algoritmos que estão na base do funcionamento do motor de busca.

“Este processo tem-se mostrado extremamente eficaz. Imediatamente depois de lançarmos melhorias ao nosso sinal de despromoção em 2014, um grande site de torrents reconheceu que o tráfego proveniente de motores de busca caiu cerca de 50% na primeira semana”, escreveu a Google de acordo com o Torrent Freak.

Ao mesmo tempo que empreende cada vez mais esforços para combater a pirataria, a Google está atenta para o desfecho que pode ter o extremar desta posição. “Blogues, por exemplo, contêm milhões de páginas de de centenas ou milhares de utilizadores, assim como as redes sociais, sites de comércio eletrónico ou serviços de cloud. Todos podem conter inadvertidamente material que está em violação [de direitos de autor]”, admite a tecnológica de Mountain View neste relatório.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório