Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Zomato quer "cobrir Portugal de ponta a ponta"

Em entrevista, Miguel Alves Ribeiro, Head of Growth na Europa da Zomato, falou sobre os planos de expansão da aplicação para os próximos tempos.

Zomato quer "cobrir Portugal de ponta a ponta"
Notícias ao Minuto

09:07 - 21/02/16 por Miguel Patinha Dias com Ana Lemos

Tech Entrevista

A primeira parte da entrevista com a Zomato focou-se na entrada e no crescimento da aplicação em Portugal, uma evolução que acabou por tornar o nosso país na sede europeia daquela que é uma das aplicações da área da restauração mais utilizadas no mundo.

Nesta segunda parte, o Tech ao Minuto procurou saber junto de Miguel Alves Ribeiro, Head of Growth na Europa, qual o futuro da aplicação em Portugal e quais as regiões no nosso país que estão nos planos para um futuro próximo.

Foi também abordada uma das funcionalidades que está a receber mais investimento da Zomato nos dias de hoje, o Zomato Book.

Atualmente o Zomato Book é um serviço que tem cerca de 50 restaurantes. Enquanto serviço podemos esperar um crescimento gradual?

Não é o nosso ‘core business’ se bem que temos preparados alguns produtos que vão sair muito em breve relativos ao Book e que vão ajudar e impulsionar. É um produto que está a funcionar muito bem onde são os próprios restaurantes a vir ter connosco, a pedir este serviço.Não é tipicamente um sistema de reservas online, é um sistema de gestão de sala, integrado com as reservas online. Portanto, se as pessoas utilizam a Zomato todos os dias, com a possibilidade de reserva, isto torna-se muito mais fácil. Não tem que sair uma aplicação para o fazer. Nos próximos dois meses terá um crescimento maior.

Disse que são os próprios restaurantes a vir ter com a Zomato, mas há alguma espécie de critério para que possam alocar o vosso tempo para introduzir determinados restaurantes?

O nosso ‘core business’ é a publicidade dentro do nosso site. Essa é a nossa prioridade. Nas reservas estamos a crescer e vamos começar a ter uma equipa dedicada mais a vender esse serviço.

Quando à consolidação da carteira de clientes de Lisboa, Porto, Setúbal nos próximos meses poderemos ver um crescimento nos próximos tempos?

Sim. Neste momento entre Lisboa e a Margem Sul, temos cerca de 13 mil restaurantes registados, muito em breve vamos ter perto de 15 a 16 mil, porque vamos alargar as zonas de Lisboa e Margem Sul. No Porto será exactamente a mesma coisa, vamos alargar a nossa abrangência, até quase Braga, Guimarães e Aveiro. Ou seja, a zona vai ficar muito maior, vamos ter mais oferta para os nossos utilizadores e também vamos fornecer mais serviços aos restaurantes que estão nestas áreas abrangência.

Isso também pressupõe um aumento considerável da equipa?

Com certeza, principalmente a nível comercial. A equipa de conteúdo e de operações terá um crescimento ligeiro mas a equipa comercial tem de duplicar ou triplicar.

Na zona de Lisboa é esperado algum aumento?

Até perto de Santarém e para o outro lado, que já temos, como a Ericeira. Mas Lisboa está mais coberta que o Porto e como tal a expansão será mais sentida aqui. No que diz respeito à Margem Sul também, atualmente temos cerca de 1000 a 1200 restaurantes listados e estimamos que vamos acabar com 3500. Sabemos que vai haver aqui um aumento considerável dentro da nossa base de oferta e muito em breve vai estar disponível. Assim que isso estiver acabado, Faro.

Não consigo deixar de imaginar o mapa português e ver grandes manchas da presença da Zomato…     

Muitas vezes as pessoas perguntam-me o que é que eu idealizo para o futuro da Zomato. Eu gostava muito que a Zomato fizesse aquilo que não faz em mais país nenhum do mundo e cobrisse Portugal de ponta a ponta e ter até aquele restaurante que fica atrás de uma pedra e que é fantástico. Nós conseguimos tê-lo listado. Essa é a minha ambição mas não sei se vou conseguir, porque o meu foco muda.

Neste momento o meu foco é que Portugal seja lucrativo no próximo mês ou nos próximos dois meses (e vamos conseguir) mas se calhar daqui a uns meses o meu foco será a Polónia, ou República Checa e fazê-los crescer. Mas gostava muito que fosse continuar a alargar Portugal.

Entretanto, no espaço dos próximos seis meses vamos ter cobertas mais algumas regiões?

A região do Algarve e a Madeira, uma zona que é interessante e da  qual já tivemos alguns contactos de algumas pessoas interessadas em ajudarem-nos a expandirmos para lá. Eu vou estar lá esta semana para ver qual é a possibilidade de, até com alguma ajuda local, nós lançarmos o Funchal até ao final do ano. Não consigo ser muito preciso, porque primeiro temos o Algarve, e depois se o Algarve for bem-sucedido e se estiver tudo encarrilhado pode ser que aconteça.

Lançar uma região como o Algarve, que é tão turística, deve ser desafiante. Imagino que não será uma expansão gradual a partir de Faro. O lançamento será de toda a região?

Tem de estar coberta a região toda. Não faz sentido lançar só Faro, ou Albufeira, ou Lagos. Isso não faz sentido porque as pessoas vão para todo o lado. E se vamos lançar, temos de lançar na região toda. Não digo a parte montanhosa ou a parte mais virada para o Alentejo, mas digo toda a parte litoral do Algarve e acho que em três semanas ou um mês nós conseguimos cobrir toda a zona e ter conteúdo suficientemente rico para fazer o lançamento. Até porque hoje em dia já não será como foi lançar Lisboa ou o Porto.

Neste momento temos muitos blogues e pessoas que conhecem a Zomato que nos ajudam a listar os restaurantes que existem. Já aconteceu isto na Margem Sul, tivemos uma ajuda muito grande dos bloggers e até de pessoas locais, que foram listando eles próprios os restaurantes que depois verificámos para ver se estava tudo certo. Nós já temos essa mais-valia, o nosso público, os nossos utilizadores já nos ajudam a trazer conteúdo válido e rico para a nossa plataforma.   

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório