Trinta segundos, uma música, uma pessoa e, de repente, várias pessoas. É assim, de forma simples, básica e bizarra, que a música 'Do The Harlem Shake', da iniciativa de uns australianos, se tornou no mais recente vício da Internet. Desde a Google, ao Facebook, passando pela Pepsi, ou mesmo pela redacção da SIC, já foram milhares aqueles que fizeram vídeos ao som da música do momento.
A música é de DJ Baauer mas só entrou no ouvido depois de um grupo de amigos australianos – conhecidos por The Sunny Coast Skate - ter protagonizado aquele que agora é o novo estilo de dança do momento: começa de forma solitária e, de repente, aparecem várias pessoas vestidas de maneira cómica a dançar de forma louca.
A febre do 'Harlem Shake' cedo se espalhou e várias empresas colocaram os seus funcionários a dançar, exemplo disso é o Facebook, a Google e a Pepsi.
Em Portugal o fenómeno já é conhecido: desde os apresentadores do Curto Circuito da SIC Radical, ao programa da RTP 5 Para a Meia-noite, passando pelos jornalistas da SIC, todos aderiram à moda do momento.
De acordo com o The Wall Street Journal, o Youtube já anunciou a entrada de mais de 12 mil vídeos com a temática 'Harlem Shake'.