Luzu, o responsável pelo canal LuzuVlogs, lançou o seu primeiro canal de YouTube em 2011 e conta agora com 1,6 milhões de subscritores. O The Guardian esteve presente em Cannes e assistiu à palestra do youtuber, que deu alguns conselhos para quem quiser vingar fazendo vídeos para o site.
Não se limite a seguir tendências - Em vez de fazer vídeos em formato semelhante, Luzu diz que pode ser um ponto de partida muito mais interessante começar por algo que não esteja popular. Há muitas pessoas a fazer vídeos com conteúdo popular e são bons nisso, pelo que é melhor começar a evoluir a partir de algo menos visto.
Ser paciente nos primeiros tempos - Lançar um vídeo e ter logo muitas visualizações não é bom sinal e os criadores podem não conseguir replicá-lo. Ir construindo uma base de espetadores ao longo do tempo e ir fazendo vídeos é ideal. Desta forma, quando os vídeos começarem a ser partilhados, haverá muita gente a ir ver os primeiros vídeos e o crescimento será maior.
Investir em equipamento - Qualquer pessoa pode fazer vídeos através do seu smartphone, mas assim que consiga algum dinheiro é aconselhado investir em equipamento adequado. Uma boa câmara e um microfone decente são apenas alguns dos materiais necessários.
Não é necessário uma equipa muito grande - Luzu nota que trabalha no canal juntamente com a namorada, pelo que não é necessária uma equipa de produção muito grande, que pode ajudar a aumentar o número de vídeos. Por outro lado pode também diluir a personalidade do canal, e deixar de ser algo tão pessoal para os seguidores.
Passar tempo em redes sociais - Lançar vídeos por lançar e não manter contacto com os fãs é desaconselhável, pelo que é necessário um trabalho extra e passar algum tempo nas redes sociais. O Facebook e o Twitter são canais de comunicação relevantes para que criadores de conteúdos e seguidores comuniquem e se conheçam mutuamente.
Colaborar mas construir conteúdo original - Fazer vídeos em conjunto com outros youtubers é uma estratégia viável para aumentar o número de seguidores, mas é mais apropriado escolher alguém do mesmo nível para se ajudarem de igual forma. Além disso, não basta colaborar para algo do mesmo formato, mas sim mostrar algo de novo e verdadeiramente original.
Considerar vários canais - Um canal deve ter uma temática bem definida e não divergir de acordo com disposições semanais. Para preencher esta necessidade de fazer algo diferente, Luzu aconselha fazer vários canais com diferentes temas, sendo que não se deve prejudicar a audiência de nenhum deles em detrimento da outra.