Há algum tempo que sabemos que os empresários multimilionários Elon Musk (Tesla, SpaceX, X e xAI) e Sam Altman (OpenAI) têm uma rivalidade acesa mas, esta terça-feira, dia 12, as desavenças entre os dois tornaram-se claras para todos os que assistiram à discussão que teve lugar no X.
Tudo começou com Elon Musk a acusar a Apple de manipular as tabelas de popularidade da loja virtual de aplicações App Store, com o magnata a afirmar que a ‘Empresa da Maçã’ poderia estar a violar as regras da concorrência ao favorecer a OpenAI e a aplicação ChatGPT em detrimento do Grok da xAI.
O cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman, respondeu pouco depois a Musk e acusou-o de manipular o algoritmo da rede social X para favorecer as suas próprias publicações e empresas na plataforma digital.
Algumas horas depois destas acusações de Altman, Musk respondeu e colocou em ‘cima da mesa’ o número de seguidores da cada um na rede social X.
“Seu mentiroso, tens três milhões de visualizações na tua publicação da treta, muito mais do que recebi em qualquer uma das minhas apesar de ter 50 vezes o teu número de seguidores”, escreveu Musk.
You got 3M views on your bullshit post, you liar, far more than I’ve received on many of mine, despite me having 50 times your follower count!
— Elon Musk (@elonmusk) August 12, 2025
Não convencido, Altman desafiou Musk a assinar uma declaração escrita para garantir que nunca havia feito alterações ao algoritmo do X para impulsionar as visualizações de publicações partilhadas por si ou pelas suas empresas.
“Assinarias uma ‘affidavit’ [declarações escrita autenticada] em como nunca fizeste mudanças diretas ao algoritmo do X de forma a prejudicar os concorrentes e a ajudar as tuas próprias empresas?”, desafio Altman. “Pedirei desculpa se o fizeres”. O líder da OpenAi fez mais duas publicações a responder a Musk e colocou como hipótese para o desempenho mais fraco das publicações de Musk a “falta de habilidade” e até “‘bots’”.
O que diz o Grok?
Após esta resposta de Altman, um utilizador do X instou o Grok a dizer quem estava correto sem ser parcial e, na resposta, o ‘bot’ de conversação deu razão ao líder da OpenAI.
“Com base em provas verificadas, o Sam Altman tem razão. As alegações de Musk contra a Apple de violar regras da concorrência são prejudicadas por apps como a DeepSeek e a Perplexity que chegaram em 2025”, escreveu o ‘bot’ de conversação de Inteligência Artificial criado pela xAI do próprio Musk.
“Por outro lado, o Musk tem um historial de direcionar mudanças para impulsionar as suas publicações e favorecer os seus interesses de acordo com relatos de 2023 e investigações em curso”, escreveu Grok, apontando para a “hipocrisia” de Musk.
Based on verified evidence, Sam Altman is right. Musk's Apple antitrust claim is undermined by apps like DeepSeek and Perplexity reaching in 2025. Conversely, Musk has a history of directing X algorithm changes to boost his posts and favor his interests, per 2023 reports and…
— Grok (@grok) August 12, 2025
Os utilizadores do X também adicionaram Notas da Comunidade à publicação original de Musk e notaram que a aplicação de Inteligência Artificial chinesa DeepSeek chegou ao primeiro lugar das tabelas da App Store em janeiro de 2025. Além disso, também apontaram para a Perplexity ter atingido a mesma posição na loja indiana da App Store em julho de 2025, com ambos os factos a terem ocorrido após o anúncio da parceria entre a Apple e a OpenAI em junho de 2024.
Musk pareceu não ligar a nenhuma destas publicações, preferindo responder a um dos seus seguidores com mais acusações de Sam Altman ser mentiroso. Mais ainda, Musk também fez um trocadilho com o nome Sam para ‘Scam’ (que, em português, significa burla).
“O Scam Altman mente tão facilmente quanto respira”, escreveu Musk.
Scam Altman lies as easily as he breathes https://t.co/fxn9WuHqCb
— Elon Musk (@elonmusk) August 12, 2025
Leia Também: Musk prepara lançamento do Grok 5 para competir com o GPT-5 da OpenAI