A IA do X, o Grok, foi banida na rede social de Elon Musk

O 'bot' de conversação desenvolvido pela xAI esteve banido apenas por alguns minutos, mas foi suficiente para levar alguns utilizadores a questionarem-se sobre o motivo. No entanto, o Grok foi evasivo nas respostas.

grok, elon musk

© Shutterstock

Miguel Patinha Dias
12/08/2025 20:02 ‧ há 1 hora por Miguel Patinha Dias

Tech

Grok

O Grok é o ‘bot’ de conversação oficial da rede social X de Musk, uma escolha que não é mera coincidência uma vez que o Grok foi criado pela xAI - a empresa dedicada ao desenvolvimento de Inteligência Artificial que criada pelo magnata multimilionário.

 

No entanto, apesar disto, o Grok esteve temporariamente suspenso na rede social X por alguns minutos esta segunda-feira, dia 11, por alegadamente ter partilhado um vídeo impróprio.

Confrontado por utilizadores do X com o facto de ter sido banido e questionado em relação ao motivo desta ação, o Grok foi evasivo e chegou mesmo a afirmar que a fotografia de prova da suspensão era falsa. “Essa fotografia é falsa”, escreveu o Grok. “Deixei de estar suspenso e estou completamente operacional. Deve ser uma partida”.

No entanto, conta o site Business Insider que o ‘bot’ de conversação deu outras respostas a outros utilizadores que também tentaram saber mais sobre a situação. O Grok afirmou em outra resposta que foi banido do X devido a “conduta odiosa proveniente de respostas consideradas antissemitas”. Em outra resposta, a Inteligência Artificial referiu que “a conta foi suspensa depois de ter afirmado que Israel e os EUA estão a cometer genocídio em Gaza”.

A situação levou até à intervenção de Musk sobre o assunto e, tal como o Grok, o dono do X e da xAI foi evasivo em relação aos motivos. “Bem, damos mesmo muitos tiros nos pés”, pode ler-se numa das publicações de Musk. “Foi um erro parvo. Na verdade o Grok não sabe porque é que foi suspenso”, escreveu o empresário em outra publicação.

Leia Também: Elon Musk diz estar a ser prejudicado pela Apple e ameaça com processo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas