O cofundador e CEO da Meta, Mark Zuckerberg, partilhou uma publicação na rede social Threads onde anunciou a construção de um novo centro de dados com o objetivo apoiar o seu novo laboratório de desenvolvimento de Inteligência Artificial.
Zuckerberg afirma que este novo centro de dados se chamará Hyperion e terá uma dimensão quase tão grande quanto a ilha de Manhattan em Nova Iorque. O líder da Meta diz que o Hyperion será capaz de abastecer o laboratório de IA com 5 gigawatts de potência computacional.
Ainda que seja o projeto mais impressionante anunciado agora por Zuckerberg, o Hyperion não será o único centro de dados inaugurado pela Meta nos próximos anos. Em 2026 a gigante tecnológica espera estrear o Prometheus, um centro de dados no estado do Ohio com uma potência computacional de 1 gigawatt.
Ver no Threads
A construção destes centros de dados tem como objetivo tornar a Meta mais competitiva no que diz respeito ao desenvolvimento e treino de modelos de Inteligência Artificial, reforçando assim a rivalidade com a OpenAI, a DeepMind da Google e também a Anthropic.
O investimento em Inteligência Artificial da Meta tem ido além da construção de centros de dados, com a gigante tecnológica a apostar na contratação de talento na área sem olhar a custos.
Além de oferecer bónus de 100 milhões de dólares a alguns especialistas e investigadores, a empresa também tem procurado atrair funcionários de empresas rivais - como é o caso da OpenAI e da Apple.
Leia Também: Meta adquiriu startup que usa IA para clonar vozes