Depois de ter recrutado três investigadores da OpenAI para reforçar a sua equipa dedicada ao desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA), o fundador e CEO da Meta Mark Zuckerberg decidiu voltar a contratar funcionários de empresas rivais - desta vez da Apple.
Conta a Bloomberg que o responsável pela área de modelos de IA da Apple, Ruoming Pang, está a abandonar a empresa para se juntar à Meta. As informações que circulam indicam que a Meta terá feito a Pang uma oferta na ordem das “dezenas de milhões de dólares por ano”.
Os problemas da Apple podem não se ficar por aqui, uma vez que uma fonte da publicação afirma que Pang poderá não ser o único funcionário da Apple de saída da empresa e que mais pessoas podem estar prestes a fazer o mesmo.
Ruoming Pang chegou à Apple em 2021 e foi responsável por liderar a equipa que desenvolveu modelos de IA que se tornaram a base da Apple Intelligence, o ‘pacote’ de funcionalidades de IA que a empresa tem feito chegar aos seus produtos nos últimos meses.
A equipa de IA não tem sido exatamente bem sucedida, com a Apple a adiar o lançamento de várias novidades como é o caso da nova geração da assistente digital Siri. A chegada desta nova Siri está agora prevista para 2026.
Não se sabe exatamente de que forma é que esta saída de Pang da Apple poderá impactar o desenvolvimento de novas funcionalidades de Inteligência Artificial dentro da empresa mas, tendo em conta que o investigador era considerado o líder da equipa desta área, é provável que a empresa tenha agora de apontar alguém novo para o lugar.
Leia Também: Tem iPhone? Apple vai remover algumas novidades do iOS 26