Eis os 10 melhores jogos que vimos na apresentação da PlayStation

A apresentação State of Play desta quarta-feira teve um pouco de tudo para todos os gostos, incluindo um novo jogo de luta com super-heróis da Marvel.

marvel tokon, fighting souls, arc system works, playstation

© PlayStation / Arc System Works

Miguel Patinha Dias
05/06/2025 11:54 ‧ ontem por Miguel Patinha Dias

Tech

PlayStation

Os fãs da PlayStation tiveram oportunidade de assistir esta quarta-feira, dia 4 de junho, a mais uma apresentação State of Play - onde foram partilhadas atualizações sobre alguns dos jogos com lançamento previsto para os próximos meses.

 

O resultado foi uma apresentação recheada de jogos de estúdios japoneses e poucas novidades sobre projetos internos da Sony. Não obstante, os espectadores tiveram direito a algumas surpresas e também à confirmação que poderão ver em julho uma apresentação inteiramente dedicada a ‘Ghost of Yōtei’ - um exclusivo PlayStation 5 com lançamento marcado para o dia 2 de outubro.

Assim sendo, selecionámos abaixo os melhores momentos desta apresentação State of Play com os jogos que deve ter no horizonte para os próximos meses.

Pode ver abaixo os dez jogos que nos deixaram mais entusiasmados com as respectivas datas (ou previsões) de lançamento e respectivos trailers:

‘Lumines Arise’

O criador de ‘Rez’ e ‘Tetris Effect’, Tetsuya Mizuguchi, marcou presença no State of Play para apresentar ‘Lumines Arise’ - uma nova versão do ‘franchise’ de jogos de puzzles recheada de música que passa agora para a realidade virtual com o PlayStation VR2.

O lançamento está previsto para o outono de 2025.

‘Pragmata’

Revelado originalmente em 2020, o State of Play desta quarta-feira ofereceu-nos uma (muito) aguardada atualização sobre este projeto da Capcom. Foi agora possível ver alguma jogabilidade e também algumas interações entre o protagonista, Hugh Williams, e o ciborgue Diana.

Infelizmente, ainda terá de esperar alguns meses pela chegada de ‘Pragmata, com a Capcom a indicar que o lançamento só acontecerá em 2026.

‘Romeo is a Dead Man’

Depois de alguns anos longe dos ‘holofotes’ e afastado dos grandes jogos para consolas, o produtor japonês Suda51 está de volta e ‘Romeo is a Dead Man’ conta com toda a excentricidade e pendor para a ação frenética (e violência) que lhe são reconhecidos.

O mais recente jogo da Grasshopper Manufacture será lançado no próximo ano de 2026.

‘Silent Hill f’

No ano passado tivemos a oportunidade de jogar ao (excelente) ‘remake’ de ‘Silent Hill 2’ mas, no caso de ‘Silent Hill f’, trata-se do primeiro jogo original da ‘franchise’ de terror em vários anos. O enredo tem lugar nos anos 1960 no Japão e está envolvido o compositor original da saga, Akira Yamaoka.

Felizmente, não teremos de esperar muito pela chegada de ‘Silent Hill f’, uma vez que o jogo tem lançamento marcado para o dia 25 de setembro de 2025.

‘Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles’

Uma das notícias mais esperadas pelos fãs de ‘Final Fantasy’ e por todos os aficionados de RPGs táticos. Esta nova versão de ‘Final Fantasy Tactics’ dará a oportunidade a uma nova geração de jogadores de experimentar o clássico originalmente lançado em 1997.

A chegada às lojas já está marcada para o dia 30 de setembro.

‘Cairn’

Este jogo de sobrevivência é dirigido a todos os fãs de alpinismo. ‘Cairn’ dará aos jogadores a oportunidade de planear as suas rotas, exigindo-lhes atenção com os elementos da natureza à medida que sobem uma montanha.

‘Cairn tem lançamento marcado para o dia 5 de novembro e já é possível experimentar uma demo.

‘Nioh 3’

A produtora japonesa Team Ninja está de volta com um novo ‘Nioh’, uma das séries que melhor adaptou a ‘fórmula’ dos títulos da FromSoftware e que, com este terceiro capítulo, apresenta áreas mais abertas à exploração e uma forma inteiramente nova de lutar com habilidades de um ninja.

‘Nioh 3’ só será lançado no começo de 2026, mas a produtora já disponibilizou uma demonstração jogável.

‘Sword of the Sea’

Este é o novo jogo da Giant Squid, o estúdio responsável por ‘Abzû’ e ‘The Pathless’ e que conta também com elementos da equipa de produção do aclamado ‘Journey. ‘Sword of the Sea’ é esteticamente muito semelhante aos antecessores, o que significa que será belo e ideal para contemplar os cenários abertos à exploração.

O lançamento de ‘Sword of the Sea’ está marcado para o mês de agosto, mais precisamente para o dia 19.

‘007 First Light’

A produtora responsável pela saga ‘Hitman’, a IO Interactive, apresentou o seu jogo baseado no espião britânico mais famoso do mundo e revelou que se trata de uma história de origem. O trailer mostra que, além de todas as habilidades de James Bond, os jogadores terão à disposição os caraterísticos ‘gadgets’ do espião.

‘007 First Light’ será lançado no próximo ano de 2026.

‘Marvel Tōkon: Fighting Souls’

Esta foi a grande surpresa da apresentação e o último anúncio desta edição do State of Play. Depois de vários anos associada à Capcom com ‘Marvel vs Capcom’, a Marvel decidiu juntar-se à Arc System Works para criar um novo jogo de luta.

O grafismo é vibrante e, tendo em conta que a produtora japonesa é um dos grandes nomes do género, ‘Marvel Tōkon: Fighting Souls’ tem tudo para se afirmar como um dos grandes jogos de luta quando for lançado em 2026.

Leia Também: A Switch 2 e outros (grandes) lançamentos de videojogos deste mês

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas