A Sony e a Bungie terão decidido cancelar a campanha de marketing em torno do jogo ‘Marathon’ por causa de alegações de plágio, avança a The Gamer.
Recorde-se que a artista escocesa Fern Hook acusou a Bungie, agora detida pela Sony, de utilizar no jogo, sem autorização, vários detalhes semelhantes a trabalhos seus de 2017. A empresa acabou por reconhecer que esses designs foram introduzidos no jogo à sua revelia e comprometeu-se a rever toda a propriedade intelectual do jogo para garantir originalidade.
A artista de 30 anos de idade notou que o jogo da Bungie, o mesmo estúdio que criou a série ‘Halo’, estava "pejado de ativos tirados de desenhos de posters" que foram criados por si em 2017, tudo na versão alfa, que permitiu aos utilizadores experimentar uma versão inicial do jogo multijogador disponível desde abril deste ano.
the Marathon alpha released recently and its environments are covered with assets lifted from poster designs i made in 2017.@Bungie @josephacross pic.twitter.com/0Csbo48Jgb
— N² (@4nt1r34l) May 15, 2025
O lançamento oficial estava previsto para setembro deste ano e poderá, também, sofrer alterações. Segundo o site The Gamer, a controvérsia poderá gerar atrasos no lançamento, uma vez que todo o material poderá ter de ser revisto.
Estas alterações criam muitos desafios para o jogo, que está numa fase crítica de desenvolvimento. Para além da polémica, as críticas dos jogadores também colocam sérios riscos ao sucesso de ‘Marathon’, que agora terá de renovar a confiança dos mesmo no seu produto final.
Leia Também: Revelado primeiro trailer de 'Marathon', o próximo jogo online da Bungie