Meteorologia

  • 22 JUNHO 2024
Tempo
27º
MIN 14º MÁX 27º

Inteligência artificial é "inevitável" para todas empresas

O presidente da Lusa afirmou hoje que a inteligência artificial (IA) "é inevitável" para todas as empresas e defendeu que é preciso "pensamento crítico e adaptabilidade" para fazer face aos novos desafios.

Inteligência artificial é "inevitável" para todas empresas
Notícias ao Minuto

17:17 - 23/05/24 por Lusa

Tech Joaquim Carreira

Joaquim Carreira falava à Lusa à margem da conferência da primavera da Aliança Europeia das Agências de Notícias, sob o mote "Agências noticiosas que utilizam a inteligência artificial (IA) para as empresas e o jornalismo", que decorre em Lisboa,

A IA é "importante para todas as empresas" e no que diz respeito à Lusa "temos que trabalhar nesse sentido", prosseguiu.

A utilização da IA permite também mais eficiência, acrescentou.

No caso de conteúdos padronizados como na bolsa ou desporto, para citar dois exemplos, o recurso à IA permite libertar os jornalistas para áreas de valor acrescentado.

"Para fazer face ao desenvolvimento tecnológico que estamos a enfrentar marcado pelo rápido ritmo de mudança e pelo volume de novas tecnologias temos de cada vez mais de usar o nosso pensamento crítico e a adaptabilidade para fazer face aos novos desafios", salientou Joaquim Carreira.

"A inteligência artificial pode trazer benefícios evidentes a nível de melhor produtividade, de melhor capacidade de analisar de dados, esses são dois dos principais aspetos", referiu.

Na sua intervenção na conferência, o presidente da Lusa elencou o que a agência de notícias tem feito a este nível, onde se inclui a transcrição de áudios e traduções, legendagem de vídeo, entre outros projetos.

Da conferência, Joaquim Carreira destacou que entre as agências noticiosas existem "várias velocidades de desenvolvimento" de IA na Aliança Europeia das Agências de Notícias e sublinhou que o importante "é não hesitar em cooperar".

"A cooperação entre grupos como este faz todo o sentido", nomeadamente pela troca de experiências.

A IA e os direitos de autor é "uma das grandes questões de momento" e não há resposta clara sobre isso.

Leia Também: Responsável de IA da NASA alerta para "erros de omissão" da tecnologia

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório