Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Pedro Domingos: Literacia digital é ponto essencial para se usar IA

O professor de Ciências da Computação na Universidade de Washington, em Seattle, Pedro Domingos, discorda, em entrevista à Lusa, da maneira como a inteligência artificial (IA) está a ser regulada e considera um "ponto essencial" a literacia digital.

Pedro Domingos: Literacia digital é ponto essencial para se usar IA
Notícias ao Minuto

07:34 - 14/05/24 por Lusa

Tech Inteligência Artificial

Pedro Domingos é 'keynote speaker' do primeiro dia do Congresso da APDC, que arranca hoje em Lisboa, e onde abordará o tema 'Living in a future with AI' (Viver num futuro com IA).

"A maneira como a IA está a ser regulada, de um modo geral, é completamente errada, em particular na Europa", até porque "tem uma certa tradição de regulações disparatadas", afirma o especialista em IA e 'machine learning'.

Neste caso, "um dos erros é a questão da privacidade", aponta.

"O prisma certo é a partilha de dados, não é como é que eu projeto os meus dados dessas companhias maléficas que nos vão manipular, é como é que eu utilizo os meus dados para o máximo benefício para mim e para as causas em que eu acredito", explica o vencedor do "SIGKDD Innovation Award", o prémio mais prestigiado em 'data science' e 'fellow' da Associação para o Avanço da Inteligência Artificial (AAAI) e autor do livro "Algoritmo Mestre".

"É como pôr o dinheiro debaixo do colchão. Com o IA Act [regulação da IA] e o RGPD [Regulamento Geral sobre a Proteção da Dados] vamos manter os dados debaixo do 'colchão'", mas "eu quero investir os meus dados para o máximo benefício", ilustra Pedro Domingos.

E para isso é preciso que as pessoas percebam o que é a inteligência artificial e como podem tirar benefício dela.

"A literacia digital é o ponto essencial disto tudo, falta, tem que haver mais", insiste o professor e especialista em IA, referindo que estão a ser dados passos nesse sentido, mas "é preciso acontecer muito mais e acontecer mais rapidamente".

Para Pedro Domingos, "da mesma maneira que as pessoas têm de saber fazer somas e multiplicações, ler e escrever, devem também funcionar com inteligência artificial, é preciso haver uma consciencialização das pessoas para estas coisas".

Até porque a IA "está em desenvolvimento muito rápido" e é preciso compreender como se pode trabalhar com esta ferramenta e perder os receios de utilizá-la.

"Uma delas é perderem os medos, porque o medo da inteligência artificial é o medo da escuridão. É preciso ter uma compreensão suficiente da inteligência artificial" e depois, "infelizmente, há sempre alarmistas" sobre a tecnologia, prossegue.

"O medo tem um papel importante", mas é preciso as pessoas verem as oportunidades e estarem preparadas para não serem manipuladas, adverte.

E como é que se aposta na literacia digital? "Tem de haver várias coisas, é preciso haver formações nas escolas, é preciso 'life long learning' [aprendizagem ao longo da vida]", elenca.

Até porque as pessoas têm de se habituar "à ideia de que vão continuar a aprender a vida toda, incluindo a Inteligência Artificial", defende Pedro Domingos, reforçando que a IA vai continuar a evoluir até, muitas vezes, em formas que ninguém é capaz de prever.

"A minha atitude enquanto trabalhador é: 'Eu daqui a três anos se calhar vou continuar a fazer o meu trabalho, mas de uma maneira diferente, tenho que aprender" e "parte disso pode ser formação nas empresas", mas as universidades e as instituições internacionais "devem ser os nossos parceiros para a educação para a vida inteira".

Admite que vai haver pessoas para quem estas soluções não funcionam, mas Pedro Domingos recorda que a utilização da IA tem vários níveis e todos a usam sem o saber, como é o caso dos motores de pesquisa, por exemplo.

Leia Também: Futuro? "Cabe-nos inventá-lo e fazê-lo acontecer", diz Pedro Domingos

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório