Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 21º

Web Summit. Delegação portuguesa no Brasil foi a 2.ª maior estrangeira

A delegação portuguesa na Web Summit na cidade brasileira do Rio de Janeiro foi a segunda maior estrangeira, durante a missão que foi considerada um sucesso, disseram à Lusa responsáveis da delegação.

Web Summit. Delegação portuguesa no Brasil foi a 2.ª maior estrangeira

PABLO PORCIUNCULA/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto

23:33 - 19/04/24 por Lusa

Tech Web Summit

"Já sabemos que há muitas oportunidades que foram descobertas, já houve muitas parcerias e possíveis investimentos" num balanço que será feito ao longo das próximas semanas, afirmou à Lusa a diretora do Departamento de Emprego, Empreendedorismo e Empresas da Câmara Municipal de Lisboa (CML), na quinta-feira, último dia da Web Summit que decorreu na cidade brasileira do Rio de Janeiro.

Numa missão que considerou um sucesso, a responsável lisboeta frisou a importância que o mercado brasileiro tem para as 'startups' que queiram escalar os seus negócios e internacionalizarem-se.

Na conceção e no ADN das 'startups' portuguesas está a "ideia de internacionalização" devido ao limite de crescimento que existe em Portugal, em contraponto com o mercado continental brasileiro.

Por outro lado, outros dos objetivos da missão foi a de mostrar que o país quer "acolher de braços abertos as empresas brasileiras que querem vir para Portugal"

"Pelo fluxo que tivemos aqui no nosso lounge [Startup Portugal] durante estes dias sabemos que Portugal é considerado uma porta de entrada para as empresas brasileiras que querem entrar no mercado europeu", garantiu

Dados enviados à Lusa pela Web Summit Rio indicam que as 31 'startups' portuguesas são a segunda maior delegação estrangeira nesta edição, logo atrás dos Estados Unidos e à frente do Canadá e da vizinha brasileira Argentina.

Em declarações à Lusa, o diretor executivo da Startup Portugal, António Dias Martins, afirmou que a delegação apoiada pela "Startup Portugal e pela Lisboa Unicorn Capital faz um balanço muito desta edição".

"No espaço dedicado a Portugal e a Lisboa, recebemos mais de uma dezena de investidores, 'business angels' e incubadoras locais numa sessão de 'pitch' de Startups da delegação", frisou.

Na mesma ocasião, tanto António Dias Martins, como o administrador da AICEP Luís Rebelo de Sousa, procuraram promover os programas e as vantagens "muito competitivas que Portugal tem atualmente para oferecer aos empreendedores que aí queiram lançar ou fazer crescer o seu negócio, posicionando-se como um dos principais hubs para Startups da Europa".

Quanto ao balanço concreto dos resultados, o responsável português ressalvou que ainda é prematuro chegar a conclusões e que tal "só se poderá fazer ao longo dos próximos anos".

Ainda assim, recordou a edição anterior no Rio de Janeiro, em 2023, na qual entre as 25 startups que participaram "pelo menos 5 delas já abriram empresa e lançaram atividade relevante no Brasil e/ou financiaram-se junto de investidores brasileiros".

O evento que terminou na quinta-feira, realizado na Barra da Tijuca, recebeu mais de 30.000 participantes no RioCentro, de pelo menos 100 países, mais de 1.000 'startups', cerca de 600 investidores e 600 oradores, numa estrutura apoiada por mais de 210 parceiros e 400 voluntários, de acordo com a organização.

O evento tecnológico, que nasceu em 2010 na Irlanda, passou a realizar-se na zona do Parque das Nações, em Lisboa, em 2016 e vai manter-se na capital portuguesa até 2028. A empresa registou também, além do Rio de Janeiro, uma expansão para o Médio Oriente, com a Web Summit Qatar que se realizou no início de 2024.

Leia Também: Portugueses já representam 30% dos trabalhadores da Web Summit

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório