Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 11º MÁX 19º

Sinal fraco de Wi-Fi em casa? Estes são os erros mais comuns (a evitar)

Saiba como posicionar corretamente o seu router Wi-Fi.

Sinal fraco de Wi-Fi em casa? Estes são os erros mais comuns (a evitar)

A nossa casa é um daqueles sítios onde esperamos ter sempre um bom sinal de Internet mas, ainda assim, há sempre problemas decorrentes do local escolhido para posicionar o router Wi-Fi.

Nem todos os sítios da casa são ideais para colocar o router e pequenas atenções podem fazer maravilhas pela qualidade do sinal em todas as habitações. Posto isto, há certos erros comuns que podem prejudicar (e muito) a forma como o seu router funciona. Caso tenha problemas de sinal Wi-Fi em algumas das suas divisões, recomendamos que se certifique não está a cometer nenhum deles.

O primeiro erro é colocar o router escondido por mobília, uma vez que os diferentes materiais podem absorver parte do sinal e prejudicar esta qualidade. Ninguém gosta de ver cabos expostos, mas esta escolha pode fazer com que a qualidade do sinal seja prejudicada.

Outro erro comum é colocar o router num canto da casa. O problema não está propriamente no canto propriamente dito, mas sim no facto de não se tratar de uma localização central que faça com que o sinal seja distribuído de igual forma pelas várias divisões.

“Colocar o router Wi-Fi no canto de uma divisão é uma das piores localizações para cobertura eficaz”, afirma o especialista Alan do Increditools ao Woman & Home. “O sinal Wi-Fi é disseminado do router em todas as direções, por isso colocá-lo no canto vai limitar a capacidade de alcançar dispositivos localizados no lado oposto da casa. Como resultado, os utilizadores podem experienciar um sinal mais fraco, zonas ‘mortas’ e conexões instáveis, especialmente em áreas mais afastadas do router”.

O terceiro erro mais comum é colocar o router perto de outros dispositivos eletrónicos. Caso esteja próximo de um grande número de outros dispositivos, o sinal eletromagnético emitido em conjunto poderá perturbar o sinal Wi-Fi e a respetiva eficácia.

A melhor localização para o router é uma zona central da casa, preferencialmente numa prateleira mais elevada para reduzir a absorção do sinal e impedir que outros dispositivos eletrónicos interfiram com o funcionamento.

Leia Também: Sabe o que significa Wi-Fi? A resposta pode surpreendê-lo

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório