Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Casa Branca quer que a Lua tenha o seu próprio fuso horário

O objetivo da Casa Branca é que este novo fuso horário ajude a manter coordenados os esforços para chegar ao satélite natural.

Casa Branca quer que a Lua tenha o seu próprio fuso horário
Notícias ao Minuto

22:02 - 03/04/24 por Notícias ao Minuto

Tech Lua

A Casa Branca juntou-se ao que já havia sido defendido pela Agência Espacial Europeia e quer que a NASA desenvolva um novo fuso horário para a Lua - o Tempo Lunar Coordenado (LTC, na sigla em inglês).

Em causa, explica a BBC, está a diferença de intensidade do campo gravitacional na Lua, que faz com que o tempo passe mais depressa em relação à Terra. São cerca de 58,7 microssegundos por dia que, apesar de não parecer muito, podem ter um grande impacto na sincronização de naves espaciais. 

"Esta teoria fundamental da gravidade no nosso Universo tem a importante consequência de o tempo correr de forma diferente em diferentes sítios do Universo. A gravidade na Lua é ligeiramente mais fraca e os relógios funcionam de forma diferente", disse Catherine Heymans, diretora do Observatório Real, em Edimburgo, na Escócia, em declarações ao programa 'Today' da BBC Radio 4.

Na Terra, o tempo é medido por centenas de relógios atómicos espalhados por todo o planeta. Estes, medem a mudança de estado energético dos átomos para registar o tempo ao nanossegundo. Caso fossem colocados na Lua, tal como destaca a estação, em 50 anos estariam a funcionar um segundo mais depressa.

"Um relógio atómico na Lua terá um ritmo diferente de um relógio na Terra", disse Kevin Coggins, o principal responsável pelas comunicações e navegação da NASA, explicando que "faz sentido que, quando se vai para outro corpo, como a Lua ou Marte, cada um tenha o seu próprio ritmo cardíaco".

O objetivo da Casa Branca é que este novo fuso horário ajude a manter coordenados os esforços nacionais e privados para chegar à Lua.

Note-se, contudo, que este não é um esforço que está a ser levado a cabo apenas pela NASA, também a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) quer definir um fuso horário para a Lua que seja aceite a nível internacional.  

Para que a lua tenha o seu próprio fuso horário, terá de haver um acordo entre os países e Gabinete Internacional de Pesos e Medidas.

Todas as missões lançadas até aqui contam com fusos horários sincronizados com os da Terra mas, dado que há planos para criar uma estação espacial na Lua, torna-se claro que será necessário em breve definir um fuso horário mais específico. 

Os EUA querem que este fuso horário esteja pronto em 2026, a tempo da sua missão tripulada à Lua, a primeira desde a Apollo 17 em 1972.

Leia Também: Astronautas que regressarem à Lua levarão plantas para ver como crescem

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório