Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Do cinema para a TV. Série de Guy Ritchie chega esta semana à Netfix

A nova série "The Gentlemen: Senhores do Crime", que se estreia a 7 de março no Netflix, explora o sistema de classes e o submundo britânico numa produção em que Guy Ritchie leva para o pequeno ecrã um universo que criou para o cinema. 

Notícias ao Minuto

12:47 - 05/03/24 por Lusa

Tech Netflix

O realizador monta, para lá dos crimes, um retrato dos aspetos em que a sociedade britânica continua a preservar as diferenças de classe. 

"O Guy é obcecado pela riqueza e pelo polo oposto do espetro", disse o protagonista Theo James, numa exibição antecipada do primeiro episódio em Los Angeles. O seu personagem, Eddie Horniman, é o herdeiro de uma propriedade colossal que traz consigo o título de Duque de Halstead. 

As filmagens foram feitas numa propriedade real e muito antiga, tal como a da história ficcional. O ator contou que foi confrontado com a questão da classe numa ocasião em que tentou ir buscar as suas coisas à mala do carro e Ritchie lhe disse para não o fazer. 

"Há um entendimento nestes círculos. Seria um insulto para o mordomo", referiu o ator. A série, diz, pretende fazer uma desconstrução da sociedade britânica, onde há famílias -- tal como na história -- que passaram dinheiro e propriedades de geração em geração durante os últimos 600 anos. 

"É algo que nós, plebeus, não compreendemos", referiu James. "É incrível que ainda exista. O sistema de classes na Grã-Bretanha ainda é muito real". 

O choque entre classes é também simbolizado pelo personagem de Giancarlo Esposito, uma voz americana numa série britânica que oferece uma visão externa do sistema. 

'The Gentlemen: Senhores do Crime' pega nos temas do filme com o mesmo nome que Guy Ritchie realizou em 2019 e contou com Matthew McConaughey, Colin Farrell e Hugh Grant, entre outros nomes grandes do cinema. 

"Foi fascinante porque já tínhamos trabalhado com o Guy antes, e ele é uma chávena de chá deliciosa e muito específica", gracejou Theo James. 

Para Kaya Scodelario, que interpreta Susie Glass, a sua personagem marca um ponto de viragem na carreira do realizador. 

"Fiquei muito entusiasmada por quebrar o molde do universo de Guy Ritchie e não ser apenas a namorada", disse a atriz. "Eu queria ser uma mulher neste universo que já está estabelecida", afirmou, explicando que Glass "está no controlo" e a sua narrativa parte de uma posição de poder. 

"Como mulheres, somos condicionadas a sentir que devemos estar gratas só por estarmos ali, enquanto os homens se comportam como se lá pertencessem", frisou Scodelario. "Ela pertence". 

Oscilando entre o drama e comédia negra, a trama de 'Senhores do Crime' é complicada no final do primeiro episódio com um desempenho memorável de Daniel Ings, ator que interpreta Freddy Horniman, o irmão mais velho de Eddie. 

"O Guy apontou que, no fundo, temos de acreditar que Eddie quer proteger o seu irmão. É importante encontrar essa humanidade", disse Daniel Ings. 

"A máfia é chamada de família", apontou o ator. "É poder e dinheiro que passa de uns para os outros", continuou. "Não é algo que se possa conseguir de forma democrática". 

Theo James descreveu o tom da série como engraçado mas deprimente e humano, com alguma inspiração num clássico do cinema americano. 

"Nunca sonharíamos imitá-lo porque é um dos melhores filmes de todos os tempos, mas parte disto é algo do tipo 'O Padrinho', a questão do legado", disse o ator. "É a ideia de um homem que é bom, de alguma forma, e que vai moralmente perdendo a sua alma". 

'The Gentlemen: Senhores do Crime' tem oito episódios e estreia na Netflix na quinta-feira, 7 de março.

Leia Também: Série de vencedora de Óscar é a primeira 'vítima' da Netflix em 2024

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório