Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Adiado lançamento de voo comercial tripulado para Estação Espacial

A NASA e a SpaceX voltaram a adiar o lançamento da oitava missão comercial tripulada à Estação Espacial Internacional (EEI), que estava previsto ocorrer no sábado (esta madrugada em Lisboa), na Florida, sudeste dos Estados Unidos.

Adiado lançamento de voo comercial tripulado para Estação Espacial
Notícias ao Minuto

06:58 - 03/03/24 por Lusa

Tech NASA e SpaceX

É a segunda vez que a missão, composta por três norte-americanos e um russo, tem de ser suspensa devido a "ventos fortes no corredor de subida" do foguetão Dragon.

A missão está agora programada para hoje, com descolagem prevista para as 22:53 locais (03:53 de segunda-feira em Lisboa), do Centro Espacial Kennedy, no centro da Florida.

A bordo da nova missão comercial SpaceX Crew-8 seguem os astronautas da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA) Matthew Dominick, Michael Barratt e Jeanette Epps, e o cosmonauta russo da agência Roscosmos Alexander Grebenkin.

A NASA e a SpaceX iniciaram em 2020 estes voos comerciais, que permitiram aos Estados Unidos voltar a enviar astronautas a partir de solo norte-americano, após o cancelamento do programa dos vaivéns espaciais em 2011.

Desde o último voo do vaivém Atlantis para a órbita terrestre, em 2011, a NASA tinha sido obrigada a utilizar apenas sistemas de lançamento russos, como o Soyuz, para colocar astronautas em órbita.

O chamado Programa de Tripulação Comercial (CCP, na sigla em inglês) procura fazer, a partir dos Estados Unidos, um "transporte humano seguro, fiável e rentável" desde e para a EEI através de uma parceria com a indústria privada norte-americana.

À semelhança das missões anteriores do programa, neste voo, os astronautas vão permanecer a bordo da EEI durante seis meses, a viver e a trabalhar como parte do que se espera ser por uns dias uma tripulação de 11 membros.

A atual tripulação da EEI, sete membros da Expedição 70, prepara-se para receber o quarteto da Crew-8, que vai chegar um dia depois de partir.

Os membros da nova equipa vão investigar uma série de fenómenos espaciais para melhorar a vida na Terra e fora dela. Vão explorar os mecanismos subjacentes às perturbações neurológicas e formas de prevenir alterações que ocorrem nos astronautas que vivem no espaço.

A equipa de quatro vai também analisar a forma como a microgravidade afeta o crescimento das plantas e o papel das algas na melhoria dos sistemas de suporte de vida das naves espaciais.

Na EEI, vão substituir uns dias depois de chegarem os membros da tripulação da SpaceX Crew-7, Jasmin Moghbeli da NASA, Andreas Mogensen da Agência Espacial Europeia, Satoshi Furukawa da japonesa JAXA e Konstantin Borisov da Roscosmos.

Leia Também: Foi detectada uma fuga de ar na Estação Espacial Internacional

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório