Piratas pró-russos acusados de ataques a sites do governo suíço

O governo suíço anunciou que vários dos seus sítios na internet foram atacados hoje por piratas informáticos do grupo pró-russo NoName, que justificou a ação com a deslocação do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ao Fórum Económico Mundial, em Davos.

ciberataque, ciber ataque, piratas informaticos, ataque informatico

© iStock

Lusa
18/01/2024 00:12 ‧ 18/01/2024 por Lusa

Tech

Suíça

"O ataque foi reivindicado pelo grupo 'NoName', que já tinha atacado a administração federal em junho de 2023. Este grupo, presumivelmente pró-russo, invocou como motivo a participação do presidente ucraniano" no Fórum Económico Mundial, "que decorre em Davos", indicou a Agência Federal da Cibersegurança, em comunicado.

Mais adiantou que este ataque "era esperado", pelo que foram tomadas medidas de segurança apropriadas".

O ataque de junho de 2023 esteve relacionado com um discurso de Zelensky no parlamento suíço, por videoconferência.

Desta vez, Zelensky veio em pessoa. Na segunda-feira, reuniu-se em Berna com a homóloga suíça, Viola Amherd, antes de se deslocar a Davos.

Depois da reunião, Zelensky anunciou que a Suíça aceitara organizar uma "cimeira sobre a paz", a propósito do conflito resultante da invasão russa da Ucrânia.

Leia Também: Ucrânia. Operadora alvo de ciberataque de hackers russos retoma serviços

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas