Meteorologia

  • 29 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 15º MÁX 29º

TikTok já inaugurou o primeiro centro de dados na Europa

Fica na Irlanda e é onde a empresa armazenará os dados dos utilizadores europeus.

TikTok já inaugurou o primeiro centro de dados na Europa
Notícias ao Minuto

15:41 - 05/09/23 por Miguel Dias com Lusa

Tech TikTok

O TikTok anunciou que começou a armazenar dados dos utilizadores europeus num centro de dados localizado na Irlanda, mais precisamente na cidade de Dublin.

A empresa diz que está a trabalhar em colaboração com a NCC Group, uma empresa de segurança do Reino Unido que está responsável por auditar os “controlos de dados e proteções, vigiar os fluxos de dados, providenciar verificação independente e reportar quaisquer incidentes”.

Mais ainda, o TikTok refere que apenas “trabalhadores com aprovação” podem ter acesso aos dados dos utilizadores europeus armazenados neste centro de dados.

"Como parte do projeto Clover, o TikTok compromete-se a armazenar os dados dos utilizadores europeus localmente, estabelecendo três novos centros de dados na Europa", sublinhou, em comunicado.

Serve recordar que, além deste centro de dados, o TikTok está a trabalhar em mais duas instalações deste tipo na Europa: outra na Irlanda e uma terceira na Noruega.

A rede social, detida pela chinesa ByteDance, tem sido alvo de interdição da sua aplicação em dispositivos profissionais, quer nos Estados Unidos, quer na União Europeia (UE), por questões de segurança.

Em entrevista à Lusa, em 27 de fevereiro, o responsável para o sul da Europa do TikTok disse que a suspensão pela Comissão Europeia da rede social nos dispositivos profissionais é "uma decisão política que vai muito além" do respeito pelas regras europeias.

"De certa forma, entendemos que o debate pode ser mais político" nos Estados Unidos, mas "aqui na Europa temos regras muito fortes" a um nível europeu e nacional "que respeitamos", afirmou Giacomo Lev Manheimer, 'head of government relations and public policy, southern europe' (responsável pelas relações com o governo e políticas públicas para o sul da Europa) do TikTok.

Leia Também: Instagram pode tornar-se um rival mais sério para o TikTok e YouTube

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório