Airbus e Voyager aliam-se para construir e operar estação espacial

O construtor aeroespacial europeu Airbus e a norte-americana Voyager Space anunciaram hoje a criação de uma empresa conjunta que vai desenvolver e operar o Starlab, um projeto previsto para suceder à Estação Espacial Internacional (EEI).

Notícia

© Lusa

Lusa
02/08/2023 16:37 ‧ 02/08/2023 por Lusa

Tech

Estação Espacial

"A empresa conjunta, liderada pelos Estados Unidos, reunirá referências mundiais no âmbito espacial, ao mesmo tempo que vai ligar ainda mais os interesses norte-americanos e europeus na exploração do espaço", assinalam as duas empresas em comunicado.

O acordo aprofunda a colaboração já anunciada em janeiro passado, quando a Voyager, que também está associada à norte-americana Lockheed Martin no projeto, selecionou a Airbus como parceira para apoiar o projeto técnico do Starlab.

"A Estação Espacial Internacional é amplamente considerada a plataforma de cooperação global de maior sucesso na história espacial e estamos comprometidos a construir sobre esse legado à medida que avançamos com o Starlab", disse o presidente da Voyager Space, Matthew Kuta.

"Estamos a criar esta empresa conjunta para satisfazer de forma fiável a procura conhecida das agências espaciais mundiais, ao mesmo tempo que abrimos novas oportunidades para os utilizadores comerciais", acrescentou.

O Starlab será uma estação espacial com tripulação contínua que prestará serviço à NASA e a uma base mundial de clientes formada por agências espaciais e investigadores.

Leia Também: Lucro da Airbus recua 20% para 1.526 milhões de euros até junho

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas