Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Centro da U.Porto em projeto para criar tecnologias de saúde inteligentes

O Centro de Competências para o Envelhecimento Ativo e Saudável da Universidade do Porto (Porto4Ageing) integra um projeto europeu que, financiado em dois milhões de euros, pretende apoiar o desenvolvimento de tecnologias e serviços de saúde inteligentes.

Centro da U.Porto em projeto para criar tecnologias de saúde inteligentes
Notícias ao Minuto

14:08 - 07/06/23 por Lusa

Tech Porto4Ageing

Em comunicado, o Porto4Ageing afirma que o projeto, intitulado SHIFT-HUB, tem como prioridade "criar uma rede com capacidade de agregar parceiros das várias áreas na esfera de influência da saúde inteligente", nomeadamente, empresas, instituições de ensino, decisores políticos e representantes da sociedade civil.

Financiado em dois milhões de euros pelo programa Horizonte Europa, o projeto pretende apoiar e promover o desenvolvimento de tecnologias e serviços de saúde inteligentes.

"A existência de bases de dados sólidas será a base para o desenvolvimento de aplicações digitais de saúde de alta qualidade. No entanto, a recolha e utilização de dados pessoais de saúde na União Europeia é difícil, especialmente quando mais do que uma jurisdição nacional é envolvida no processo", refere.

O projeto, que estará em execução até 2025, visa ainda desenvolver uma "plataforma de gestão de dados para empresas a operar na área das aplicações de saúde".

O piloto da plataforma vai reunir uma base de gestão de dados, um repositório de aplicações de saúde e uma ferramenta de procura e oferta de oportunidades e inovações em saúde.

Com esta plataforma, o consórcio do projeto acredita ser possível "apoiar e reforçar competências de literacia digital, assim como mudanças comportamentais centradas na prevenção e manutenção da saúde em detrimento da simples gestão da doença".

Estimular a colaboração entre membros da comunidade e orientar a identificação de investidores e fontes de financiamento público são outros dos objetivos que a plataforma permitirá atingir.

O consórcio do projeto é composto por 12 parceiros de sete países europeus (Alemanha, França, Grécia, Bélgica, Roménia, Portugal e Itália).

Leia Também: Inovação e tecnologia ao serviço da saúde? "Não podemos ficar para trás"

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório