Centro da U.Porto em projeto para criar tecnologias de saúde inteligentes
O Centro de Competências para o Envelhecimento Ativo e Saudável da Universidade do Porto (Porto4Ageing) integra um projeto europeu que, financiado em dois milhões de euros, pretende apoiar o desenvolvimento de tecnologias e serviços de saúde inteligentes.
© GlobalImagens
Tech Porto4Ageing
Em comunicado, o Porto4Ageing afirma que o projeto, intitulado SHIFT-HUB, tem como prioridade "criar uma rede com capacidade de agregar parceiros das várias áreas na esfera de influência da saúde inteligente", nomeadamente, empresas, instituições de ensino, decisores políticos e representantes da sociedade civil.
Financiado em dois milhões de euros pelo programa Horizonte Europa, o projeto pretende apoiar e promover o desenvolvimento de tecnologias e serviços de saúde inteligentes.
"A existência de bases de dados sólidas será a base para o desenvolvimento de aplicações digitais de saúde de alta qualidade. No entanto, a recolha e utilização de dados pessoais de saúde na União Europeia é difícil, especialmente quando mais do que uma jurisdição nacional é envolvida no processo", refere.
O projeto, que estará em execução até 2025, visa ainda desenvolver uma "plataforma de gestão de dados para empresas a operar na área das aplicações de saúde".
O piloto da plataforma vai reunir uma base de gestão de dados, um repositório de aplicações de saúde e uma ferramenta de procura e oferta de oportunidades e inovações em saúde.
Com esta plataforma, o consórcio do projeto acredita ser possível "apoiar e reforçar competências de literacia digital, assim como mudanças comportamentais centradas na prevenção e manutenção da saúde em detrimento da simples gestão da doença".
Estimular a colaboração entre membros da comunidade e orientar a identificação de investidores e fontes de financiamento público são outros dos objetivos que a plataforma permitirá atingir.
O consórcio do projeto é composto por 12 parceiros de sete países europeus (Alemanha, França, Grécia, Bélgica, Roménia, Portugal e Itália).
Leia Também: Inovação e tecnologia ao serviço da saúde? "Não podemos ficar para trás"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com