Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Carta aberta apela a suspensão de desenvolvimento de IA

A carta em questão foi assinada por especialistas na área, contando ainda com personalidades conhecidas como o cofundador da Apple, Steve Wozniak, e também Elon Musk.

Carta aberta apela a suspensão de desenvolvimento de IA

Uma série de investigadores de Inteligência Artificial (IA) e outras personalidades da área tecnológica - como o cofundador da Apple, Steve Wozniak, e o líder da Tesla, Elon Musk - fizeram um apelo a que fosse suspenso o desenvolvimento desta tecnologia.

A intenção deste apelo é que seja suspenso o desenvolvimento de IAs mais poderosas do que a GPT-4 (a mais recente versão da IA da OpenAI) por um período de seis meses. O receio é que novo desenvolvimento coloque “profundos riscos à sociedade e humanidade”.

“A Inteligência Artificial representa uma mudança profunda na história da vida na Terra e deve ser planeada e gerida com um cuidado e recursos proporcionais”, pode ler-se na carta aberta. “Infelizmente, este nível de planeado e gestão não se estão a verificar, mesmo que nos últimos meses tenhamos visto encerramentos de laboratórios de IA e uma corrida descontrolada para desenvolvimento e lançar mentes digitais cada vez mais moderadas que ninguém - nem mesmo os próprios criadores - conseguem compreender, prever ou controlar de forma fiável”.

A carta em questão nota também alguns dos riscos colocados pelo desenvolvimento desgovernado de IA, nomeadamente a disseminação descontrolada de desinformação, os crescentes níveis de desemprego e, por conseguinte, perder o controlo da humanidade.

Leia Também: Autor do 'Papa Rapper' admite que situação pode ter ido longe demais

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório