Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Como foi a ida do TikTok ao Congresso dos EUA? "Um desastre"

O CEO do TikTok, Shou Zi Chew, foi ouvido numa audiência que durou quase cinco horas.

Como foi a ida do TikTok ao Congresso dos EUA? "Um desastre"
Notícias ao Minuto

08:00 - 24/03/23 por Miguel Dias

Tech TikTok

O CEO do TikTok, Shou Zi Chew, foi ouvido esta quinta-feira, dia 23, numa audiência no Congresso dos EUA onde tentou responder aos receios dos políticos norte-americanos a respeito da app durante quase cinco horas.

Em causa estiveram não só a forma como o TikTok gere os dados pessoais dos utilizadores, como também as ligações dos executivos do TikTok e da empresa responsável, a ByteDance, ao governo da China.

Mas como correu esta ida do CEO do TikTok ao Congresso dos EUA? Será que Shou Zi Chew conseguiu recolher boas impressões entre os membros que participaram na audiência? Parece que os analistas de Wall Street não ficaram convencidos e, na verdade, alguns consideram até que esta audiência pode ter tido o efeito oposto ao que era desejado por Shou Zi Chew.

“Podíamos caracterizar a audiência de hoje pelo CEO Shou Zi Chew do TikTok como um momento de desastre que provavelmente vai resultar em mais apelos dos legisladores e da Casa Branca para banir o TikTok dentro dos EUA se a empresa não forçar uma venda da chinesa ByteDance”, nota o analista Dan Ives da Wedbush Securities de acordo com o Business Insider.

Já Matthew Schettenhelm da Bloomberg Intelligence parece acreditar que, realisticamente, o TikTok nunca teve hipóteses de obter um ‘saldo positivo’ com esta ida ao Congresso dos EUA. “Acho que [Shou Zi Chew] não fez novos amigos hoje ou mudou a opinião de ninguém. Este seria sempre um dia muito desagradável para o TikTok”, notou o analista.

Serve recordar que, além de ter procurado responder às questões dos políticos norte-americanos, Shou Zi Chew também ‘apontou o dedo’ às gigantes tecnológicas do país e deu a entender que não são assim tão diferentes do TikTok.

“As empresas americanos não têm um bom historial no que diz respeito a privacidade de dados”, lembrou o executivo numa ocasião.

Leia Também: Quem beneficiaria com o bloqueio do TikTok?

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório