Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Mercadona lança app que permitiu poupar mais de 150 milhões de euros

A cadeia de supermercados Mercadona lançou no início de 2022 uma ferramenta informática - de nome DPP - num investimento de mais de cinco milhões de euros, e que permitiu poupar mais de 150 milhões de euros, foi hoje divulgado.

Mercadona lança app que permitiu poupar mais de 150 milhões de euros
Notícias ao Minuto

14:12 - 17/01/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Tech Mercadona

"Com esta aplicação informática [DPP] os responsáveis pelos diversos departamentos implicados na cadeia de abastecimento dispõem da informação sobre os custos dos processos e a rentabilidade dos 8.000 produtos que formam o sortido da Mercadona, em Portugal e Espanha", explica a cadeia de supermercados em comunicado.

"Ao pesquisar qualquer produto, ou simplesmente digitalizando-o, acedem a uma ficha que lhes fornece informação sobre as vendas, preço de compra, custos e rentabilidade. Além disso, podem fazer simulações de mudanças nos processos, para perceber se a alteração proposta os torna mais eficientes", acrescenta a Mercadona.

Com a DPP é possível consultar o preço de compra, os impostos aplicados e os custos de transporte de cada produto, num mapa de duas dimensões que é construído a partir da rastreabilidade desde o fornecedor até ao bloco logístico.

A título de exemplo, a Mercadona diz que a distribuição da salada de IV Gama, elaborada por vários fornecedores, foi ajustada em função da proximidade da fábrica do fornecedor ao bloco logístico correspondente, o que permitiu uma poupança de 150.000 euros.

Entre os exemplos de otimização logística já colocados em prática a empresa refere também "a cenoura ralada ou a rúcula, cujos ajustes das unidades por caixa conseguiram levar a uma poupança de 400.000 euros", bem como "a pizza congelada de massa fina, na qual o aumento das unidades por caixa no momento do transporte, além de melhorar a rentabilidade em 100.000 euros, permitiu melhorar a sua qualidade, uma vez que o produto se movimenta menos na caixa".

[Notícia atualizada]

Leia Também: Apple quer ecrãs de nova geração em todos os seus produtos

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório