Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Portal do Porto de Lisboa restabelecido depois de ataque informático

O portal do Porto de Lisboa já foi restabelecido e os serviços administrativos estão a retomar a normalidade depois do ataque informático de que foi alvo há 11 dias, mas que não comprometeu a atividade portuária, informou hoje a administração.

Portal do Porto de Lisboa restabelecido depois de ataque informático
Notícias ao Minuto

18:32 - 06/01/23 por Lusa

Tech Ataque informático

Em comunicado, a Administração do Porto de Lisboa (APL) adianta que o ataque informático de que a empresa foi alvo em 25 de dezembro provocou a "encriptação de diversa informação, o que criou constrangimentos nos sistemas informáticos e aplicações internas" da empresa, "estando os serviços administrativos a retomar a total normalidade e tendo já sido reestabelecido o portal do Porto de Lisboa".

"Tratou-se de um ataque de ransomware, um 'software' malicioso usado para bloquear dados através de sistemas de criptografia", revela a APL na nota.

Tal como já tinha assegurado depois do ataque, a APL reitera que "as operações portuárias relativas à entrada e saída de navios e de movimentação de mercadorias nunca estiveram em risco" e que sempre foi garantido o normal funcionamento de toda a atividade portuária.

Na nota, a empresa acrescenta que tem conhecimento de "dados na 'dark web' e de um pedido de resgate" e que mantém ativos todos os protocolos de segurança previstos nestas situações, em articulação com as autoridades competentes (Centro Nacional de Cibersegurança, a Polícia Judiciária e a Comissão Nacional de Proteção de Dados).

Leia Também: Novo produto da Apple sofre atraso e falha previsões

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório