Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Startup de Braga cria aparelho que faz testagem de sangue em três minutos

Inovação destaca-se pelo facto de ser "mais barata do que os equipamentos habituais".

Startup de Braga cria aparelho que faz testagem de sangue em três minutos
Notícias ao Minuto

22:00 - 25/11/22 por Notícias ao Minuto

Tech Saúde

A start-up portuguesa CRIAM desenvolveu um dispositivo portátil que permite realizar procedimentos de testagem de sangue em apenas três minutos.

Este aparelho surge numa altura em que os exames de sangue tidos como convencionais são conhecidos por serem "demorados", requererem "laboratórios centralizados, equipamentos caros e volumosos, processos manuais e ineficientes (rotulagem, transporte, armazenamento, etc.) e pessoal experiente", informa um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso esta quinta-feira.

Em causa está, assim, uma solução que "reduz as hipótese de erro humano, permite testar compatibilidades em situações de emergência e reduz a dependência face a reservas de sangue [do tipo] O-", acrescenta ainda a start-up.

Para além do mais, o esta inovação destaca-se também pelo facto de ser "mais barata do que os equipamentos habituais".

O dispositivo foi, entretanto, na quarta-feira, distinguido com o prémio 'Born from Knowledge (BfK) Awards', atribuído pela Agência Nacional de Inovação (ANI). Isto no âmbito do processo de seleção nacional dos projetos para o World Summit Awards (WSA), esclarece a mesma nota.

A CRIAM estima um mercado potencial de quatro mil milhões de euros, "distribuídos por cerca de 170 mil hospitais e 100 mil ambulâncias". 

A jovem empresa bracarense aponta ao mercado europeu e norte-americano para tipagem sanguínea, à União Europeia para testes serológicos Covid-19, e a mercados emergentes de África e do sul da Ásia para a realização de testagem à Tuberculose.

Leia Também: Novo teste de sangue pode vir a detetar inflamação cardíaca mortal

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório