Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Lisboa. App disponibiliza horários de transportes em tempo real

Os horários e possíveis constrangimentos na circulação dos transportes da Área Metropolitana de Lisboa vão estar disponíveis, em tempo real, na aplicação da Moovit, através de um protocolo assinado hoje com empresa israelita de mobilidade.

Lisboa. App disponibiliza horários de transportes em tempo real
Notícias ao Minuto

14:04 - 14/09/22 por Lusa

Tech Transportes

O protocolo assinado entre a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) e a Moovit "regula a parceria para a disponibilização de dados da Carris Metropolitana" nesta aplicação, segundo explicaram à agência Lusa os dois promotores.

"Vai melhorar a forma como nós chegamos às pessoas, como damos informação às pessoas. Para darmos mais informação fiável, com um parceiro de créditos firmados neste mundo das aplicações", justificou à Lusa o vogal da TML Rui Lopo.

O responsável explicou que a integração na aplicação da Moovit vai permitir que os utilizadores saibam "em tempo real onde anda o autocarro" e também os constrangimentos que possam ocorrer durante a circulação.

"Há um conjunto de funcionalidades que a Moovit disponibiliza que nós agora, gradualmente, vamos implementando. A questão das notificações, as pessoas saberem linha a linha os problemas que possam existir", apontou.

Mais tarde, em comunicado, a TML adiantou que esta parceria "possibilita o acesso à informação, de forma fácil, aos cerca de 80 mil utilizadores diários da Carris Metropolitana.

A nota acrescenta que a Moovit "já integrou 260 linhas e 4.290 paragens de autocarros da Carris Metropolitana na aplicação, que serão incrementados com o aumento de oferta previsto e com a expansão da rede à margem norte".

Por seu turno, o diretor de marketing e comunicação da Moovit, Yovav Meydad, destacou o facto de os utilizadores da aplicação passarem a obter todas as informações que necessitam, mesmo que vivam longe do centro da cidade de Lisboa.

"Este protocolo é muito importante para nós porque permite aos utilizadores da Mooovit, de toda a Área Metropolitana de Lisboa, receber informação precisa sobre como viajar de um ponto para o outro, usando qualquer tipo de transporte público. Eles podem fazê-lo utilizando uma única aplicação", sublinhou.

Atualmente, a aplicação da Moovit está disponível em 3.500 cidades de 112 países.

Rui Lopo adiantou que a TML estabeleceu também parcerias com a Google para que a informação da Carris Metropolitana esteja também disponível na aplicação "google maps".

A Carris Metropolitana é a marca comum sob a qual vão funcionar as operações de transporte público rodoviário na AML, gerindo as redes municipais de 15 dos 18 municípios (Barreiro, Cascais e Lisboa mantêm as operações locais) e a totalidade da operação intermunicipal dos 18 concelhos.

Para tal foi criada a empresa Transportes Metropolitanos de Lisboa, detida a 100% pela entidade intermunicipal.

A área 1 inclui Amadora, Cascais, Lisboa, Oeiras e Sintra; a área 2 Loures, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira; a área 3 Almada, Seixal e Sesimbra; e a área 4 Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal.

Os novos autocarros amarelos da Carris Metropolitana começaram a operar em 01 de junho nos concelhos de Setúbal, Alcochete, Moita, Montijo e Palmela (área 4) e em 01 de julho nos de Almada, Seixal e Sesimbra (área 3), todos eles no distrito de Setúbal.

O início da operação da Carris Metropolitana nos concelhos da margem norte do Tejo, no distrito de Lisboa (áreas 1 e 2), foi adiado para 1 de janeiro de 2023 por não estarem "garantidas as condições consideradas essenciais".

[Notícia atualizada às 16h24]

Leia Também: Lisboa. AM quer mais estacionamento regulado para bicicletas e trotinetes

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório