Astrónomos dizem ter avistado a galáxia mais distante já observada

A observação terá sido possível graças ao Telescópio Espacial James Webb.

CEERS-93316, galáxia, james webb

© Universidade de Edimburgo

Miguel Dias
05/08/2022 15:02 ‧ 05/08/2022 por Miguel Dias

Tech

Espaço

Um estudo da autoria do astrofísico Callum Donnan, da Universidade de Edimburgo, na Escócia, indica que foi avistada a galáxia mais distante já observada até aqui - mais até do que as galáxias avistadas em abril e em julho e que eram as mais distantes que tinham sido detetadas até então.

Esta galáxia - com o nome CEERS-93316 - foi detetada graças ao James Webb e, de acordo com as medições do telescópio espacial, está situado num período temporal de 235 milhões de anos após o Big Bang. Dado que a galáxia observada em abril representa um período temporal de 330 milhões de anos e a de julho de 300 milhões de anos após o Big Bang, fica claro que a CEERS-93316 permite ter uma ideia muito melhor de como era o Universo no começo da existência.

Como conta o Science Alert, Donnan acredita que a CEERS-93316 deverá estar muito próxima de uma das primeiras galáxias criadas após o Big Bang e, com futuras observações do James Webb, a equipa está otimista que poderá fazer progressos na procura por novas descobertas.

O estudo foi publicado na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Leia Também: James Webb revela nova (e deslumbrante) fotografia de mais uma galáxia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas