Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Vodafone testa sistema para seguir atividade dos clientes na Internet

Um membro do Parlamento Europeu e ativista dos direitos digitais afirma que “estes esquemas são totalmente inaceitáveis e os testes devem ser interrompidos”.

Vodafone testa sistema para seguir atividade dos clientes na Internet
Notícias ao Minuto

18:01 - 31/05/22 por Miguel Dias

Tech Internet

A Vodafone está a testar uma nova forma de seguir a atividade dos utilizadores no espaço digital, criando um sistema de identificação fixo para cada um dos seus clientes. Este sistema é conhecido neste momento como TrustPid e permitirá associar a atividade do utilizador com o respetivo ID.

De acordo com a Vodafone, o sistema ainda está em fase de testes na Alemanha e é aparentemente impossível de ser contornado, tendo sido criado para garantir que a Internet continua a ser gratuita.

“Os consumidores apreciam a ideia de uma Internet ‘livre’, mas isto vem com um custo: as publicações precisam de um modelo sustentável de receita, o que significa que torna-se essencial adicionar uma subscrição ou depender de anunciantes para manter o acesso gratuito e conteúdo de alta qualidade”, pode ler-se no site criado para promover o TrustPid.

Mesmo com estes planos, a Vodafone pode vir a encontrar dificuldades na União Europeia. Em conversa com o site BleepingComputer, um membro do Parlamento Europeu e ativista dos direitos digitais, Patrick Breyer, afirmou que este tipo de sistema pode ser usado para manipular os internautas.

“Um ID único permitirá vigiar todas as nossas vidas digitais. Estes esquemas são totalmente inaceitáveis e os testes devem ser interrompidos. A democracia não está à venda”, afirmou Breyer.

Leia Também: Ciberataques. "Foi o pior momento da minha vida profissional"

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório