Sonda lançada há 50 anos pode despenhar-se na Terra na próxima semana

A Kosmos-482 fez parte de uma missão lançada pela União Soviética em 1972 que tinha como objetivo recolher dados sobre a superfície de Vénus.

Notícia

© Shutterstock

Miguel Patinha Dias
02/05/2025 15:57 ‧ ontem por Miguel Patinha Dias

Tech

Espaço

A Kosmos-482, uma sonda que fez parte de uma missão lançada pela União Soviética em 1972 e que tem circulado na órbita da Terra nos últimos 50 anos, está prestes a reentrar na atmosfera terrestre.

 

É isso que diz o cientista neerlandês Marco Langbroek, que adianta que a reentrada na atmosfera está prevista para a próxima semana, no dia 10 de maio. Mais  ainda, Langbroek nota que, atendendo ao facto de a Kosmos-482 ter sido desenvolvida para estudar a superfície de Vénus, poderá ser capaz de sobreviver às elevadas temperaturas de uma reentrada no nosso planeta.

Não se sabe ainda onde é que a Kosmos-482 se poderá despenhar mas, de acordo com declarações de Langbroek ao The Guardian, a possibilidade de algum perigo é mínima.

“O risco é semelhante ao de uma queda aleatória de um meteorito, as quais acontecem todos os anos. Há um maior risco de, na tua vida, seres atingido por um relâmpago”, notou o cientista.

Leia Também: Cientistas apontam surpresa na 'autópsia' de planeta engolido por estrela

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas