Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Objetivo Estação Espacial. Descolou a primeira missão 100% privada

A Ax-1 é uma iniciativa da Axiom Space e da SpaceX, que contribuiu com o foguetão SpaceX.

Notícias ao Minuto

16:10 - 08/04/22 por Miguel Dias

Tech Espaço

Conforme previsto, a descolagem do foguetão Falcon 9 da missão Ax-1 teve lugar esta sexta-feira, dia 8, a partir do Kennedy Space Center na Florida, EUA. Ao contrário de outras missões à Estação Espacial Internacional, esta Ax-1 é composta apenas por tripulantes civis.

Apesar de algum envolvimento da NASA, a missão foi totalmente concebida por empresas privadas - nomeadamente pela Axiom Space e pela SpaceX, que forneceu o foguetão Falcon 9. Desta forma, a missão é considerada um importante passo para o futuro comercial do Espaço.

A bordo desta missão Ax-1 encontramos o comandante, ex-astronauta da NASA e vice-presidente da Axiom Space,  Michael López-Alegría, o piloto Larry Connor e os especialistas de missão Eytan Stibbe e Mark Pathy.

O foguetão Falcon 9 descolou por volta das 16:18 (hora de Lisboa), com a separação entre o foguetão e o propulsor a ocorrer quase três minutos depois do lançamento.

Notícias ao Minuto© YouTube / SpaceX  

Como tem vindo a ser habitual nos foguetões da SpaceX, parte do sucesso da missão está relacionada com a recuperação do propulsor do Falcon 9. Tal como esperado, esta Ax-1 também acabou por ser um sucesso neste departamento, com o Falcon 9 a ter pousado numa plataforma marítima. Notar que esta é a quinta vez que este foguetão em particular é usado numa missão ao Espaço.

Praticamente em simultâneo, os astronautas a bordo da cápsula Crew Dragon da missão Ax-1 começaram a experienciar gravidade zero. Poucos minutos depois, a cápsula Crew Dragon separou-se do segundo módulo do Falcon 9 e seguiu caminho em direção à Estação Espacial Internacional.

Notícias ao Minuto© YouTube / SpaceX  

Acredita-se que a tripulação da Ax-1 chegará à Estação Espacial Internacional este sábado, dia 9. Já o regresso está marcado para o dia 16 de abril.

O objetivo desta missão da Axiom Space é estabelecer a fundação necessária para a construção da sua própria estação espacial. O início da construção está previsto para o início do próximo ano e, ao início, estará unidade ao nódulo Harmony da Estação Espacial Internacional.

A construção da estação espacial da Axiom Space deverá estar finalizada em 2030.

[Notícia atualizada]

Leia Também: Astronauta fala sobre relação com colegas russos da Estação Espacial

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório