Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Vodafone. "Prioridade hoje tem sido estabilização da rede"

Quanto ao serviço de dados móveis, "tem estado a evoluir favoravelmente", informa a operadora.

Vodafone. "Prioridade hoje tem sido estabilização da rede"
Notícias ao Minuto

18:49 - 09/02/22 por Notícias ao Minuto

Tech Ciberataque

A operadora móvel Vodafone, alvo de um ciberataque esta semana, deu hoje prioridade à "estabilização da sua rede e a recuperação do serviço de voz fixa", esclareceu a empresa numa nota enviada às redações, a dar conta do desenvolvimento dos trabalhos de restabelecimento da sua operação.

"A Vodafone informa que a prioridade do dia de hoje tem sido a estabilização da sua rede e a recuperação do serviço de voz fixa, que tem relevância para todos os clientes, mas em especial para os clientes empresariais. Desde a hora de almoço que iniciámos de forma gradual o restabelecimento deste serviço, o qual tem vindo sustentadamente a ganhar estabilidade", pode ler-se.

A operadora adianta que "foi igualmente possível restabelecer alguns canais de comunicação" como o Serviço de Apoio a Clientes, mas alerta para "constrangimentos ainda associados" e pede a compreensão dos clientes.

"O restabelecimento dos canais digitais, designadamente através da APP My Vodafone, está a ser outra área de atuação prioritária, com resultados já alcançados mas ainda sem acessibilidade total", acrescenta o comunicado.

Quanto ao processo de sustentabilidade da prestação do serviço de dados móveis sobre a rede 4G, a empresa assegura que tem estado a evoluir "favoravelmente" graças aos "esforços contínuos" das equipas técnicas.

No documento, a Vodafone indica que, "embora o serviço de televisão não tenha sido diretamente impactado pelo ciberataque, alguns clientes viram o seu serviço comprometido durante o dia de hoje", o que justificou com os trabalhos em curso e a interligações entre sistemas, "estando neste momento em fase final de resolução, com um número já bastante residual de Clientes afetados".

A operadora de telecomunicações liderada por Mário Vaz foi alvo de um ciberataque sem precedentes na noite de segunda-feira, o qual afetou a sua rede e os seus quatro milhões de clientes.

Na terça-feira, em conferência de imprensa, o presidente executivo da Vodafone Portugal garantiu que a empresa estava "de forma ininterrupta desde as nove da noite" de segunda-feira a trabalhar sobre este "grave" incidente.

"Ficámos sem redes e sem hipótese de contacto com os nossos clientes", acrescentou, tendo colocado de imediato em ação o gabinete de crise.

O primeiro serviço a ser recuperado ainda na segunda-feira foi a de voz sobre rede 2G pelas 22:00. Depois foram recuperados os serviços dados sobre rede 3G "já perto da meia-noite", tendo iniciado a primeira fase na Região Autónoma da Madeira e depois, progressivamente, ao resto do país durante toda a madrugada.

A Polícia Judiciária já anunciou que na sequência do ataque informático que afetou a operadora de comunicações Vodafone "iniciou desde logo uma investigação criminal" para apuramento da autoria do crime e seus efeitos colaterais.

Até ao momento, não há indícios de que os dados de clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos.

[Notícia atualizada às 20h11]

Leia Também: Ciberataque à Vodafone. Sete questões sobre os direitos dos clientes

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório