Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

"Estamos a subsidiar ódio", diz 'whistleblower' sobre o Facebook

Frances Haugen também se mostrou chocada por saber que o Facebook está pronto para investir milhares de milhões de dólares em desenvolver um “metaverso”.

"Estamos a subsidiar ódio", diz 'whistleblower' sobre o Facebook

A ex-trabalhadora do Facebook, Frances Haugen, tem hoje o estatuto de ‘whistleblower’ ao ter partilhado uma série de documentos da empresa, que detalham os funcionamentos internos rede social. Haugen marcou presença numa audiência a legisladores britânicos onde declarou que o Facebook decide deliberadamente apostar em anúncios “de ódio, irados e divisivos”.

Haugen explicou que o preço de anúncios no Facebook é parcialmente estabelecido de acordo com a probabilidade de receberem ‘likes’ e serem partilhados, notando que um anúncio que tenha mais interação é mais barato. A ‘whistleblower' notou que um anúncio “de ódio, irado e divisivo” é “substancialmente” mais barato do que um que seja “empático e com compaixão”.

“Temos visto uma e outra vez na investigação do Facebook que é mais fácil provocar pessoas a ficarem zangadas do que empáticas ou com compaixão. E portanto estamos literalmente a subsidiar ódio nestas plataformas”, afirmou Haugen de acordo com o Business Insider.

Haugen, que trabalhou no Facebook como parte da equipa de Integridade, mostrou-se também surpreendida com o anúncio de que o Facebook de que está pronto a investir 10 mil milhões de dólares na divisão encarregue de a transformar numa empresa do “metaverso”.

“Fiquei chocada por saber que o Facebook está decidido a apostar no metaverso e que vão contratar 10 mil engenheiros na Europa para trabalhar nisso”, contou Haugen. “Porque fiquei, ‘wow, sabem o que poderíamos ter feito a nível de segurança se tivéssemos mais 10 mil engenheiros?’ Teria sido incrível”, afirmou a ‘whistleblower’ ainda de acordo com a publicação.

Leia Também: "Querem 'pintar' uma imagem falsa" do Facebook, diz Zuckerberg

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório