Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Web Summit: Organização espera 40.000 participantes na edição deste ano

O presidente executivo da Web Summit, Paddy Cosgrave, disse hoje esperar cerca de 40 mil participantes na edição deste ano da cimeira tecnológica, que tem lugar em Lisboa no início de novembro.

Web Summit: Organização espera 40.000 participantes na edição deste ano
Notícias ao Minuto

11:08 - 28/09/21 por Lusa

Tech Web Summit

O cofundador da Web Summit salientou que, no início, a organização indicava que o número de participantes seria 10.000, depois nos últimos meses foi crescendo.

"E agora esperamos o máximo de 40.000 pessoas de todo o mundo", acrescentou Cosgrave, que falava na conferência de imprensa sobre a edição 2021 da cimeira tecnológica, que decorre entre 1 e 4 de novembro.

Por sua vez, o ministro do Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, considerou o número de participantes esperados uma "excelente notícia para a economia da cidade e do país".

O ministro destacou o facto deste ano haver "condições finalmente para regressar fisicamente ao Parque das Nações e ao pavilhão da Altice Arena e à FIL" para a realização da cimeira tecnológica.

"É muito bom perceber que a aposta que fizemos há alguns anos em fixar em Portugal a Web Summit vai dar um contributo essencial para a recuperação da nossa atividade, essencialmente a meio da chamada época baixa de outono", salientou.

"Iremos fazer coincidir com a realização da Web Summit uma melhor visualização e ponto de situação sobre o estado da nossa rede de empreendedorismo", referiu, recordando que Cosgrave tinha afirmado que durante estes dois anos que decorreram desde a pandemia "tiveram um efeito de aceleração da transição digital e permitiram a muitas empresas, muitas 'statups' no setor tecnológico crescerem muito significativamente".

O governante apontou que no último ano mais duas empresas portuguesas atingiram o estatuto de unicórnio e que há agora um conjunto de 'startups' que se apresentam ao mundo com modelos inovadores.

O ministro disse ainda que serão promovidas duas medidas importantes: "em primeiro lugar esperamos ter condições para realizar fisicamente a primeira assembleia-geral da European Startups Nations Alliance", em Portugal, durante a Web Summit, avançou.

"Será também uma oportunidade de apresentarmos o nosso novo pacote de apoio ao empreendedorismo e à inovação, o que coincidirá com a dinamização acrescida que pretendemos fazer chegar" a este ecossistema.

Siza Vieira acrescentou que a colaboração com a Web Summit "se tem revelado muito positiva para país", salientando que foi solicitado à Universidade do Minho que fizesse uma avaliação do impacto económico e fiscal da cimeira.

"Claramente esta é uma aposta vencedora, em 2019 tivemos 70 mil visitantes, um impacto sobre a procura interna de cerca de 72 milhões de euros e um impacto sobre a receita fiscal nacional de 24,9 milhões de euros".

Mas do ponto de vista internacional, da perceção que os observadores internacionais têm sobre a Web Summit, "aquilo que rapidamente concluímos é que o impacto económico da Web Summit vai muito para além destes números diretos", sublinhou.

[Notícia atualizada às 12h51]

Leia Também: Siza Vieira destaca vantagens da Web Summit: "É uma aposta vencedora"

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório