Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

'Gambito de Dama'. Netflix processada por jogadora de xadrez

Nona Gaprindashvili, uma Grande Mestre, sentiu-se diminuída por uma frase proferida na série.

'Gambito de Dama'. Netflix processada por jogadora de xadrez
Notícias ao Minuto

11:19 - 17/09/21 por Miguel Patinha Dias

Tech Netflix

A minissérie ‘O Gambito de Dama’ da Netflix conquistou diversas atenções entre os aficionados de xadrez mas, aparentemente, não foi bem vista por aquela que foi a primeira mulher a conquistar o título de Grande Mestre: Nona Gaprindashvili.

Gaprindashvili decidiu processar a Netflix devido a uma frase da série que faz crer que a jogadora nunca enfrentou um homem durante o seu percurso. A frase é proferida no último episódio de ‘O Gambito de Dama’, quando Gaprindashvili é comparada com a protagonista fictícia Beth Harmon.

“A única coisa incomum sobre ela [Harmon], realmente, é o seu género. E mesmo isso não é único na Rússia. Há Nona Gaprindashvili, mas ela é a campeã mundial feminina e nunca enfrentou homens”, é dito na série.

Na história da série este episódio tem lugar em 1968, altura em que a jogadora da Georgia já tinha defrontado quase 60 jogadores homens e conquistado diversos campeonatos do mundo.

Gaprindashvili está agora a processar a Netflix em 5 milhões de dólares por difamação, indicando que o que é dito na minissérie é “uma falsidade devastadora que menospreza e degrada as conquistas [de Gaprindashvili] perante uma audiência de muitos milhões”.

“[A Netflix] estava a tentar criar esta personagem fictícia que estava a trilhar novos caminhos para outras mulheres, quando na verdade eu já o havia feito e inspirado gerações. É essa a ironia”, afirmou Gaprindashvili ao New York Times.

Leia Também: 'Não Olhem Para Cima' é um dos próximos grandes filmes da Netflix

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório