Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Facebook anuncia investimento em órgãos de informação no Brasil

A rede social Facebook anunciou na quinta-feira um novo programa de investimento em órgãos de informação brasileiros que permitirá incluir mais hiperligações para conteúdo jornalístico nas suas páginas, 13 meses antes das eleições presidenciais, consideradas cruciais.

Facebook anuncia investimento em órgãos de informação no Brasil
Notícias ao Minuto

06:14 - 17/09/21 por Lusa

Tech Facebook

O Facebook alocará 2,6 milhões de dólares (2,21 milhões de euros) nos próximos 12 meses para fundos de inovação e projetos desenvolvidos em colaboração com associações de imprensa, contemplando mais de 200 veículos de comunicação no país, informou a rede social em comunicado.

A iniciativa, denominada 'News Innovation Test' (Teste de Inovação de Notícias, na tradução para português), abrange os órgãos de comunicação Folha de S.Paulo e Estadão, 'sites' de notícias como o UOL e Poder360, e as emissoras de televisão Band News e SBT, entre outros.

Na prática, a plataforma irá incluir nos diversos espaços de informação mais conteúdos gerados pelos meios de comunicação com os quais assinou contrato por um período de três anos.

"Estamos comprometidos em apoiar o ecossistema de notícias no Brasil", disse Claudia Gurfinkel, diretora de parcerias de notícias do Facebook para a América Latina, citada em comunicado.

O 'News Innovation Test' está também a ser testado no Canadá e na Argentina, onde a plataforma assinou recentemente um contrato com cerca de 150 veículos de comunicação, que custará 1,5 milhões de dólares (1,28 milhões de euros) em 12 meses.

Após os últimos três anos, "é possível dizer que o Facebook agiu (...) em criar formas de combate às 'fake news' [notícias falsas]. Por isso a Folha entende que trabalhar com a plataforma neste novo projeto, pensando conjuntamente em um ecossistema melhor para a sociedade e para notícias, é muito importante", disse o diretor de Redação da Folha de S.Paulo, Sérgio Dávila, num artigo sobre a parceria

Desde 2018, a rede social investiu 600 milhões de dólares (cerca de 510 milhões de euros) para apoiar a indústria da informação em todo o mundo e planeia investir mais mil milhares de dólares (850,2 milhões de euros) nos próximos três anos.

O investimento de 2,6 milhões de dólares anunciado na quinta-feira para o Brasil será destinado a fundos de inovação e formação, além de projetos voltados para a transformação digital e o desenvolvimento de negócios sustentáveis e novos públicos, explicou o Facebook.

O Brasil realizará eleições em 2022, nas quais o atual Presidente, Jair Bolsonaro, deverá tentar a reeleição. O líder da extrema-direita brasileira emitiu recentemente um decreto que, segundo os críticos, facilitava a desinformação nas redes sociais, mas o Senado rejeitou a medida esta semana.

Leia Também: Nem todos os utilizadores do Facebook seguem as mesmas regras

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório