Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Cinco conselhos para proteger o seu telemóvel durante o verão

O tempo quente, e as rotinas associadas, como idas à praia, podem comprometer a 'saúde' do seu telemóvel.

Cinco conselhos para proteger o seu telemóvel durante o verão
Notícias ao Minuto

17:00 - 16/06/21 por Notícias ao Minuto

Tech Telemóveis

Com a chegada dos dias mais quentes, importa ter especial atenção aos telemóveis, aparelhos sem os quais a maioria da população já não vive. A pensar nisso, e nos riscos associados ao tempo quente e às rotinas associadas ao verão, a Celside Insurance deixa-lhe cinco dicas úteis para salvaguardar o bom estado do seu telemóvel. 

1 - Evite sobreaquecer o telemóvel

Desfrutar de um dia na praia ou no campo no verão significa mais exposição solar do que o habitual, assinala a Celside Insurance, alertando que para além de ser desconfortável para visualizar o ecrã, pode provocar o sobreaquecimento do dispositivo e da sua bateria, resultando num desempenho mais fraco.

"Algumas dicas para evitar este problema são tão simples como remover a capa, fechar todos os programas e aplicações que estão a ser utilizados, não o expor ao sol ou simplesmente desligá-lo, o que lhe permitirá desfrutar de uma desconexão total", aconselha-se.

Há ainda outras soluções como aplicações concebidas para arrefecer a bateria do telefone quando está exposto a aquecimento excessivo, como o Cooler Master ou Smart Cooler.

2- Fique de olho no seu telemóvel e proteja-o com um seguro

Com as férias e o bom tempo, o normal é passar mais tempo ao ar livre em atividades que o podem fazer 'desligar' do telemóvel. O risco de o perder aumenta.

"Face a esta possibilidade, existem apenas duas soluções possíveis. A primeira é manter o seu telefone fora da vista [dos outros] ou evitar distrações. A segunda, e ainda mais importante, é contratar uma apólice de seguro para telemóveis que cubra perdas ou roubos, a fim de minimizar os danos causado", recomenda a Celside Insurance. 

3- Água e areia, os maiores inimigos do smartphone

Hoje em dia, a maioria dos smartphones são à prova de salpicos e outros podem ser mergulhados em segurança durante um certo tempo e até uma certa profundidade. No entanto, sublinhe-se, "a água do mar não é adequada nem mesmo para este último grupo de smartphones mais robustos".

Isto, porque o sal que contém pode causar danos nas partes eletrónicas do dispositivo em apenas alguns segundos. Solução? Colocar o telemóvel numa bolsa específica para o proteger da areia enquanto estiver na praia.

4- Mantenha todos os ficheiros e dados em segurança com cópias de segurança

Tendo em conta o maior risco de danificar ou perder o telemóvel no verão, por precaução deve fazer uma cópia de segurança de todos os ficheiros, contactos, e conteúdos interessantes que tem no seu telefone

5 - Precaução na utilização de WIFI públicas

A  Celside reconhece que as redes abertas de WIFI são uma boa opção se quisermos poupar dados, mas lembra que podem expor o conteúdo do telemóvel a alguma vulnerabilidade, especialmente naquelas aplicações que contêm informação privada e sensível.

"É sempre preferível optar pelas redes WIFI com algum nível de segurança, como as que requerem password para a ligação ou então usar os dados móveis contratados", refere. 

Leia Também: 'Concept' mostra o futuro da Samsung nos telemóveis dobráveis

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório