Meteorologia

  • 26 JUNHO 2022
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 22º

Facebook bloqueia piratas informáticos chineses que visaram uigures

A Facebook anunciou hoje ter bloqueado grupos de informáticos chineses "bem apetrechados e persistentes", que usaram a rede social para piratear aparelhos de ativistas da minoria étnica uigur exilados fora da China.

Facebook bloqueia piratas informáticos chineses que visaram uigures

"Esta atividade tem as características de uma operação persistente e bem apetrechada, ofuscando quem a comanda", anunciou a rede social, designando por Earth Empusa ou Evil Eye os grupos que terão pirateado aparelhos de cerca de 500 uigur a residir na Turquia, Cazaquistão, Estados Unidos, Síria, Austrália, Canadá, entre outros países.

"Para interromper essa operação, bloqueamos a partilha de domínios maliciosos na nossa plataforma, excluímos as contas do grupo e notificamos as pessoas que acreditamos serem alvos desse foco de ameaça", adiantou.  

Os piratas estabeleceram contacto com as vítimas apresentando-se como jornalistas, estudantes, ativistas dos Direitos Humanos ou até membros da comunidade uigur, e, ganhando a sua confiança, partilharam ligações para sites com "malware" que permite a vigilância de aparelhos. 

No processo, foram usadas cerca de 100 contas do Facebook, referiu a rede social.

Os Estados Unidos e outros Governos acusam a China de estar a cometer genocídio contra os muçulmanos uigur no país e esta semana a União Europeia avançou com sanções contra responsáveis locais do Partido Comunista Chinês, levando Pequim a retaliar com sanções contra eurodeputados.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório