Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Fomos experimentar o primeiro elétrico da Lexus. Eis as nossas impressões

O Lexus UX 300e chegará aos primeiros compradores no começo de 2021.

A processo de eletrificação da indústria automóvel foi acolhido por praticamente todas as marcas e fabricantes. Mesmo que nem todas tenham encarado este processo com o mesmo grau de compromisso, vemos cada vez mais carros elétricos e híbridos no mercado.

A Lexus é uma das marcas que mais se tem esforçado em fazer chegar ao mercado veículos híbridos mas o seu primeiro modelo 100%elétrico ainda está a chegar. Chama-se Lexus UX 300e e chegará aos compradores no primeiro trimestre de 2021 por um preço a partir dos 42.682,93 euros (sem IVA).

Como o nome indica, este veículo 100% elétrico é baseado na linha UX da Lexus que, de acordo com a empresa, é a mais vendida da marca na Europa com 30 mil carros vendidos. O Notícias ao Minuto teve a oportunidade de ficar a conhecer este modelo de perto, graças a uma apresentação feita pela Lexus onde conseguimos participar em alguns exercícios.

A apresentação teve lugar na Base Aérea do Montijo, uma localização pouco habitual mas ideal para comprovar a versatilidade do Lexus UX 300e. Além de testes de aceleração, onde o carro exibiu os 150kW de potência (equivalentes a 204cv) e binário de 300Nm, o centro de gravidade mais baixo do que outros modelos da linha UX também mostrou como o UX 300e está preparado para lidar com mudanças de direção mais bruscas.

Dado que a apresentação decorreu num ambiente controlado, não nos foi possível verificar a autonomia da bateria de 54kW/h mas a Lexus adiantou que o UX 300e teria um consumo de 16,8kWh/100km, o suficiente para percorrer 315km (ciclo WLTP) numa única carga. A Lexus adiantou que, mesmo quando a bateria chegasse 10%, os condutores teriam 10% mais para conseguirem chegar a um posto de abastecimento. Mais ainda, as patilhas presentes de cada lado do volante permitem fazer um controlo da desaceleração e, portanto, da energia gasta pela bateria.

Quanto ao design, fica claro que o UX 300e não pretende arriscar-se fora das linhas que tornaram esta gama reconhecível para os seguidores da Lexus. Continuamos portanto a ser um veículo pertencente à categoria ‘crossover’ pensado para zonas urbanas, tendo este modelo elétrico sido especialmente pensado para, por vezes, se aventurar em terrenos mais inóspitos.

Ainda que continuemos com muito para ver, estas impressões iniciais foram suficientes para ficarmos com uma boa ideia do que a Lexus pretende oferecer com este UX 300e. Mais ainda, é provável que os aficionados fiquem satisfeitos com o futuro da marca no mercado dos elétricos.

A pré-compra do Lexus UX 300e arranca ainda durante este mês de outubro.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório