Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 10º MÁX 19º

Ratos enviados para o Espaço regressaram com mais músculos

Experiência tem como objetivo encontrar formas de impedir que os astronautas sejam afetados negativamente por viagens mais prolongadas.

Ratos enviados para o Espaço regressaram com mais músculos
Notícias ao Minuto

11:36 - 09/09/20 por Miguel Patinha Dias

Tech Espaço

Um dos maiores desafios colocados por viagens de longa duração pelo Espaço está relacionado com a forma como a microgravidade afeta o corpo humano. Nos estudos feitos em astronautas regressados à Terra depois de estadias na Estação Espacial Internacional verificou-se perda de massa muscular, uma questão que terá de ser resolvida antes que se comecem a fazer viagens pelo Espaço profundo.

De acordo com um estudo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences ficamos a saber que um grupo de cientistas procurou testar uma forma de prevenir a perda de massa muscular. Para isso, os investigadores enviaram a bordo de um foguetão da SpaceX para o Espaço em 2019 um conjunto de ratos divididos em três grupos.

O primeiro grupo de ratos foi injetado com genes para maximizar massa muscular antes da viagem, o segundo grupo recebeu a mesma injeção durante a estadia no Espaço e o terceiro não recebeu qualquer tipo de injeção.

É com estes ratos regressados à Terra que os investigadores conseguiram observar alterações. Enquanto os ratos do primeiro grupo regressaram com massa muscular idêntica à que tinham no início da viagem, os exemplares do segundo grupo regressaram com mais músculos e, por último, os ratos do terceiro grupo perderam 18% dos seus músculos.

Ainda que seja um estudo levado a cabo em ratos, as conclusões podem ajudar os investigadores a criarem estratégias para impedirem que os astronautas sejam afetados negativamente pela viagem a nível físico.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório