Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Ataque ao Twitter foi o "maior feito a uma grande rede social"

O co-fundador e CEO da empresa manifestou solidariedade com os trabalhadores que lidaram com a situação.

Ataque ao Twitter foi o "maior feito a uma grande rede social"
Notícias ao Minuto

13:39 - 16/07/20 por Miguel Patinha Dias

Tech Twitter

O Twitter ainda se está a refazer do ataque de que foi alvo, ataque este que levou a que vários dos utilizadores verificados perdessem o controlo das respetivas contas na rede social. Os responsáveis usaram as contas de personalidades como Barack Obama, Elon Musk e Kanye West para um esquema de forma a conseguirem depósitos da criptmoeda Bitcoin.

A situação chegou a ser de tal modo grave que o Twitter bloqueou a capacidade de fazer publicações destas contas, acabando eventualmente por controlar o ataque e repôr a normalidade. Apesar disso, a tecnológica liderada pelo co-fundador e CEO Jack Dorsey ainda se encontra a investigar o assunto.

“Foi um dia duro para nós no Twitter. Estamos todos a sentir-nos mal por isto ter acontecido. Estamos a diagnosticar [o problema] e partilharemos tudo o que pudermos assim que compreendermos melhor o que se passou exatamente, pode ler-se no ‘tweet’ de Dorsey, deixando ainda uma palavra de apreço pelos trabalhadores da empresa que lidaram com o problema.

Por enquanto, as publicações internacionais dão conta da gravidade do ataque. Como diz à Reuters o co-fundador da empresa de segurança informática CrowdStrike, Dmitri Alperovitch, “este parece ter sido o maior ataque a uma grande rede social até agora”.

Do seu lado, a BBC afirma com base nos relatos de uma fonte que diz que o domínio cryptoforhealth.com - o destino dos ‘tweets’ partilhados pelos responsáveis - foi registado com o endereço de email mkeyworth5@gmail.com de um utilizador com o alegado nome de “Anthony Elias”, ainda que se acredite que seja um pseudónimo.

Mas as descobertas não se ficam por aqui. O nome do domínio, Cryptoforhealth, foi encontrado como associado a uma conta de Instagram criada pela mesma altura do ataque ao Twitter. As publicações desta conta apontam para que o dinheiro obtido no ataque seja usado para caridade. “Foi um ataque de caridade. O teu dinheiro está a caminho do sítio certo”, pode ler-se numa mensagem deixada pela página. 

Nenhuma destas informações pode ser verificada com 100% de certeza mas, no que diz respeito ao montante reunido com este ataque, os registos apontam para que tenham sido feitas centenas de contribuições. Acredita-se que o montante ultrapasse o equivalente a 87 mil euros.

O caso continuará a ser investigado e, por isso, é natural que tenhamos mais novidades em breve.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório