Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Buraco negro no centro da galáxia está a 'piscar'

Os investigadores acreditam ter uma explicação.

Buraco negro no centro da galáxia está a 'piscar'
Notícias ao Minuto

10:01 - 26/05/20 por Miguel Patinha Dias

Tech Espaço

Um estudo publicado no The Astrophysical Journal Letters refere que o buraco negro que se acredita estar no centro da nossa galáxia está a ‘piscar’. Dado que os buracos negros não emitem luz, os investigadores acreditam que pode estar relacionado com o disco de acreção nas imediações.

Este disco de acreção é formado por detritos, poeiras e todo gases, os quais circulam a uma velocidade que se estima estar perto da velocidade da luz. É esta alta velocidade que pode originar pontos quentes dentro do disco e que os investigadores acreditam estar na origem destes brilhos.

“São formados esporadicamente no disco pontos quentes que circulam em redor do buraco negro, emitindo ondas milimétricas. De acordo com a teoria da relatividade de Einstein, a emissão é largamente amplificada quando a fonte está a movimentar-se em direção ao observador com uma velocidade comparável com a da luz”, pode ler-se no estudo.

As observações foram conduzidas com recurso ao telescópio Atacama Large Millimeter/Submillimeter Array (ALMA) operado pelo Observatório Europeu do Sul, no Chile.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório