Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Reconhecimento facial reuniu homem com família biológica 32 anos depois

Mao Yin tinha sido raptado em 1988 quando era apenas uma criança.

Reconhecimento facial reuniu homem com família biológica 32 anos depois
Notícias ao Minuto

09:48 - 19/05/20 por Sara Gouveia

Tech China

Um homem que foi raptado em criança há 32 anos foi finalmente reunido com a sua família biológica, na segunda-feira, com ajuda de um sistema de reconhecimento facial. Mao Yin foi retirado à família em 1988 quando tinha apenas dois anos de idade no exterior de um hotel na cidade chinesa de Xi'an, na província de Shaanxi. Conta a emissora estatal chinesa CCTV, citada pela CNN, que a criança foi vendida a um casal sem filhos numa província vizinha.

As autoridades referiram estar ainda a investigar o rapto, não tendo revelado pormenores sobre os pais adotivos de Mao. O homem foi criado pela família adotiva com o nome Gu Ningning, sem nunca saber que os seus pais biológicos procuravam por si há mais de três décadas. 

No final do mês de abril, indica a agência Xinhua, a polícia recebeu uma pista de que um homem na província de Sichuan tinha comprado uma criança de Shaanxi nos anos 80 e com recurso a um sistema de reconhecimento facial conseguiram analisar uma fotografia antiga de Mao e simular o seu aspeto enquanto adulto, comparando depois essa imagem com fotografias na base de dados nacional.

Depois de várias investigações e comparações a polícia conseguiu encontrar um homem na cidade de Mianyang que se assemelhava a Mao e confirmar mais tarde com um teste de ADN que se tratava da criança desaparecida.

Esta segunda-feira, Mao foi finalmente reunido com a família durante uma conferência de imprensa das autoridades num encontro emocionante. "Não quero que me deixe nunca mais, nem que se vá embora nunca mais", disse a mãe Li Jingzhi.

Notícias ao Minuto© Reprodução 

Mao, que tem um negócio de decoração, disse que tencionava agora mudar-se para a cidade dos pais para viver com eles.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório