Reconhecimento facial reuniu homem com família biológica 32 anos depois

Mao Yin tinha sido raptado em 1988 quando era apenas uma criança.

Notícia

© Reprodução | SCMP

Sara Gouveia
19/05/2020 09:48 ‧ 19/05/2020 por Sara Gouveia

Tech

China

Um homem que foi raptado em criança há 32 anos foi finalmente reunido com a sua família biológica, na segunda-feira, com ajuda de um sistema de reconhecimento facial. Mao Yin foi retirado à família em 1988 quando tinha apenas dois anos de idade no exterior de um hotel na cidade chinesa de Xi'an, na província de Shaanxi. Conta a emissora estatal chinesa CCTV, citada pela CNN, que a criança foi vendida a um casal sem filhos numa província vizinha.

As autoridades referiram estar ainda a investigar o rapto, não tendo revelado pormenores sobre os pais adotivos de Mao. O homem foi criado pela família adotiva com o nome Gu Ningning, sem nunca saber que os seus pais biológicos procuravam por si há mais de três décadas. 

No final do mês de abril, indica a agência Xinhua, a polícia recebeu uma pista de que um homem na província de Sichuan tinha comprado uma criança de Shaanxi nos anos 80 e com recurso a um sistema de reconhecimento facial conseguiram analisar uma fotografia antiga de Mao e simular o seu aspeto enquanto adulto, comparando depois essa imagem com fotografias na base de dados nacional.

Depois de várias investigações e comparações a polícia conseguiu encontrar um homem na cidade de Mianyang que se assemelhava a Mao e confirmar mais tarde com um teste de ADN que se tratava da criança desaparecida.

Esta segunda-feira, Mao foi finalmente reunido com a família durante uma conferência de imprensa das autoridades num encontro emocionante. "Não quero que me deixe nunca mais, nem que se vá embora nunca mais", disse a mãe Li Jingzhi.

Notícias ao Minuto© Reprodução 

Mao, que tem um negócio de decoração, disse que tencionava agora mudar-se para a cidade dos pais para viver com eles.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas